redes locais virtuais , ou VLANs , permitem transmissões de dados a ser marcado como pertencente a uma rede específica . O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) documento 802.1Q fornece um padrão para qualquer switch Ethernet programável para criar VLANs compatíveis com outros switches. As configurações de switch diferente, mas o processo fundamental pelo qual VLANs estão habilitados permanece geralmente o mesmo . Um banco de dados de números de VLAN deve ser configurado , e portas individuais sobre o interruptor deve ser identificado como sendo um membro de uma VLAN específica. Por padrão , a maioria das portas de switch são membros da VLAN 1 até o número de configuração adicional é aplicada. Coisas que você precisa
Gerenciável interruptor
cabo Console
Show Mais instruções
1
Conecte-se a porta de gerenciamento do switch. Esta pode ser uma conexão de console , como em muitos switches profissionais, ou pode ser acessado através de uma interface Web em muitas combinações interruptor de nível de consumidor /roteador . Consulte o fabricante do interruptor de instruções precisas sobre como configurar o switch.
2
Adicionar um número de LAN virtual para cada VLAN que você deseja criar . Você tem que adicionar cada um destes para cada switch na rede, a menos que eles são configurados como parte de uma Virtual Trunking Protocol , ou VTP , de domínio.
3
Atribuir uma VLAN para cada porta , dependendo de quais os dispositivos que você deseja ter na mesma rede virtual.
4
Configure todas as portas se conectar a outros switches, roteadores e pontos de acesso sem fio para ser um tronco 802.1Q . Estes tipos de ligações encaminhar todo o tráfego VLAN.
5
Teste a configuração VLAN , ligando o computador em portos de diferentes VLANs e ping outros dispositivos na mesma VLAN.