protocolo Ethernet é um método de computadores para se comunicar através de uma rede de área local. Desde o seu início na década de 1970 , o protocolo Ethernet passou por três fases de desenvolvimento de transmissão de dados em dez megabits por segundo para os atuais dez gigabits por segundo. Em desenvolvimento está a uma velocidade próxima geração --- terabit . Este último exige cabeamento de fibra óptica . História
O protocolo Ethernet foi desenvolvido em meados dos anos 1970 por Robert Metcalfe, David Boggs , Chuck Thacker e Butler Lampson , enquanto trabalhava para a Xerox. O tipo inicial de protocolo Ethernet permitida a transmissão de dados em velocidades de até dez megabits por segundo ( Mbps) . Fast Ethernet seguiu este protocolo original para suportar até transmissão de 100 Mbps. As velocidades mais rápidas exigidas diferentes dispositivos de rede e placas de interface , bem como melhorou cabos chamados de categoria cinco . A melhoria mais tarde foi Gigabit Ethernet , permitindo velocidades de transmissão de até um gigabit por segundo ( Gbps ) . Há também a transmissão de dez Gigabit disponíveis . Gigabit viaja através de cabos de fibra óptica ou cobre.
Tipos
Ethernet protocolos são definidos em termos do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) normas . Padrões disponíveis são 802.3 para Ethernet básico dez Mbps velocidades superiores a cabo com fio de par trançado chamado 10Base-T . Fast Ethernet avaliado em 100 Mbps usa o padrão IEEE 802.3u . Este ainda usa fio de cobre de par trançado rotulado 100Base- T. Estes padrões de fio usado como descrito categoria cinco , que descreve a qualidade da cablagem . A melhoria cabeamento Categoria 5e é tarde , o que melhora a eficiência de transmissão de Gigabit Ethernet. O padrão para Gigabit Ethernet é 802.3z e usa cabo 1000Base-T . Como se observa, este pode usar cabeamento Categoria 5e , mas uma maior eficiência vem com Categoria Seis. O padrão IEEE para redes de 10 -Gigabit é 802.3 .
Função
Ethernet protocolo , como acontece com outros protocolos de computador, como LocalTalk , Token Ring, de Fibra Distributed Data Interface eo sistema de Asynchronous Transfer Mode , controla a forma como os computadores de uma rede de comunicação. São regras que regulam certas características de rede. As características são como os computadores de acesso à rede , como os computadores individuais pode ser configurado na rede ( topologia ) , o tipo de cabos pode ser utilizado , e como os dados podem ser rapidamente transferidos . Sem o cumprimento destas normas , redes de área local não poderia existir.
Características
Dois modos de transmissão das conexões de dados usando protocolos Ethernet existe. O primeiro é half-duplex . Este método usa Carrier- Sense Multiple Access /Collision Detection . Durante as conexões de rede de cada computador escuta para um canal livre antes de transmitir dados. Se a linha não é clara , isto é , mais do que um computador envia os dados podem colidir . Neste caso , os computadores particulares esperar um tempo muito curto para tentar de novo . No entanto , este introduz ineficiência de comunicação . Full duplex elimina o problema .
Potencial
Tal como acontece com todos os outros o desenvolvimento do computador , as velocidades aumentam constantemente. Redes locais , particularmente em aplicações de negócios, exigem cada vez mais a eficiência da transmissão e da velocidade. Para passar para a próxima geração de protocolos Ethernet vai exigir a substituição de fiação de cabo trançado com cabo de fibra óptica . Aparelhos ópticos já existem em laboratórios para velocidades terabit (um milhão Mbps) . Uma vez que esta torna-se eficaz em termos de custos de uso geral e as normas aplicáveis são desenvolvidas, com roteadores e switches que irão lidar com as velocidades correspondentes , transmissão de dados múltiplos terabit vai se tornar uma realidade.