O armazenamento de dados de forma segura usando a Internet como o meio é uma tecnologia que tem sido utilizado por algum tempo, mas está se desenvolvendo e mudando rapidamente, como acontece com muitos sistemas baseados em informação. Embora os protocolos de armazenamento de dados, chamado de Network Attached Storage (NAS) e Storage Area Networks ( SAN ) , estão lentamente começando a se fundir, a diferença entre eles a partir de uma perspectiva básica ainda são relevantes e importantes para muitos engenheiros de rede e usuários finais do sistema. Protocolo
Na terminologia de armazenamento de dados , " topologia " significa que a configuração da rede utilizado para armazenar os dados . Protocolo é o fator mais importante que determina a diferença entre NAS e SAN topologias , de acordo com NAS- SAN . NAS usa vários protocolos de rede diferentes: TCP /IP ( Transmission Control Protocol /Internet Protocol, a linguagem de comunicação básico da Internet ) , NFS ( Network File System ) , CIFS ( Common Internet File System baseado no protocolo Server Message Block ) ou HTTP ( Hypertext Transfer Protocol). TCP /IP inclui a tecnologia Ethernet, FDDI (Fiber Distributed Data Interface ) e ATM ( Asynchronous Transfer Mode) . SAN , por outro lado, utiliza a tecnologia de switch Fibre Channel e Encapsulated SCSI ( um hub interface Small Computer System ) . Embora os protocolos diferem , tanto eventualmente alimentar em um RAID ( Redundant Array of Independent Disks ) como o meio de armazenamento.
Rede Escolha Flexibilidade
Quase qualquer computador que tenha acesso para a LAN ( local Area Network) ou está ligado à rede local mais próximo através de uma WAN (Wide Area Network) pode usar a transferência de dados e armazenamento NAS com base em NFS , CFS ou protocolos HTTP . SAN , no entanto, só é aplicável a dispositivos de classe de servidor --- computadores que atuam como servidores ou hosts especializados , com recursos extras , em comparação com máquinas de estilo de usuário comuns. Computadores de classe de servidor SAN precisa ser construído com a tecnologia SCSI Fiber Channel para interagir com os protocolos de SAN , mas a gama de este é limitado a um máximo de cerca de 10 km --- um pouco mais de seis milhas. No NAS, os sistemas de arquivos são gerenciados por uma unidade de cabeça, mas em SAN , o sistema é gerenciado pelos servidores . Alguns sistemas NAS virtuais estão sendo desenvolvidos usando open-source Linux, de acordo com a Hitachi .
Dados de identificação e transferência
NAS emprega nome do arquivo eo deslocamento de byte para identificar os diferentes pedaços de dados e dados de arquivos ou os metadados do arquivo , como proprietário do arquivo , informações de permissões e data de criação, a fim de configurar a facilidade de transferência . NAS também pode lidar com a segurança de arquivos, autenticação de usuário e bloqueio de arquivos . Dados endereços SAN acordo com o número de blocos de disco --- onde se encontra no volume de armazenamento , um pouco como um número de página em um livro --- e transfere informações bloco bruto em vez de informação que foi embrulhado com dispositivos de segurança , como senhas . SAN é , portanto, potencialmente menos seguro do ponto de vista de um usuário, mas a transferência não se limita em termos de senhas ou criptografia no exatamente da mesma maneira .
File Sharing
simplesmente, nAS permite aberto, compartilhamento de arquivos do sistema operacional cruz e SAN não acontecer, embora em alguns sistemas de arquivos SAN pode ser compartilhado em um sistema operacional imutável especificado. Exemplo de uma configuração para compartilhamento de arquivos NAS seria o compartilhamento de arquivos particulares em todos os sistemas operacionais Unix e NT , que funciona de forma eficaz , mesmo que eles são contrastantes tecnologia -wise. O compartilhamento de arquivos é simplesmente mais conveniente usando NAS, como descrito por Buffalo Tech, um dos principais distribuidores de tecnologia , uma vez que permite o armazenamento de dados múltiplos dispositivos em um sentido de alta capacidade para os usuários com acesso a arquivos de dados, arquivos de música e arquivos de foto digital , tanto em suas casas e em ambientes de negócios .
Função de Backup
backup de dados em um ambiente nAS é realizada por manipulação de arquivos , em comparação com o bloco -por- bloquear a cópia que é uma característica da rede SAN . A variante de SAN é mais lento e menos intuitiva , pois cada bloco tem que ser copiados em ordem, mesmo quando ela não contém dados utilizáveis. NAS utiliza um estilo instantâneo de backup, selecionando as áreas importantes do fluxo de dados , em vez de apenas copiar tudo de qualquer maneira, e isso economiza tempo e largura de banda no processo. Instantâneos podem ser muito pequeno em comparação com o volume total fonte , mas são , por conseguinte, mais específica e intuitiva . Além disso, máquinas de backup e espelho NAS pode ser menor em termos de sua capacidade , em comparação com unidades de backup de SAN , porque eles não são esperados para " absorver " o máximo de dados desnecessários .