redes Peer- to-peer são diferenciados a partir de redes cliente-servidor , em que não há computador designado que fornece armazenamento de dados , impressão ou outros serviços normalmente fornecidos por um servidor central. Dependendo se sua rede peer-to -peer é com ou sem fio , você terá de tomar certas precauções para garantir a segurança de seus usuários , bem como para fornecer a eficiência da rede e desempenho necessários . Tamanho Rede
O número máximo típico de dispositivos em uma rede peer-to -peer é 10 , se a sua rede é com ou sem fio . Além desse número , o desempenho começa a degradar ea produtividade diminui rapidamente à medida que mais máquinas são adicionados. Usando um switch de rede em vez de um hub menos eficiente pode aliviar um pouco isso, mas é melhor ficar com 10 como um número máximo . Depois disso, é hora de considerar uma rede comutada baseada em servidor , para evitar uma revolta usuário.
Redes com fio
Configurar uma rede peer-to -peer com fio é relativamente fácil e consiste principalmente de conectar os computadores a um hub ou switch. Se você decidir atribuir endereços IP estáticos para as máquinas , você vai ter que fazer algum grau de configuração de rede em cada um, mas o Windows também permite o endereçamento IP automático. Se estiver conectando impressoras com capacidade de rede , você pode ter que fazer alguma configuração lá também. Se você estiver compartilhando impressoras conectadas a computadores , a tarefa é muito mais fácil, e Windows facilita isso muito bem.
Workgroup Nome
Se a sua rede é com fio ou sem fio, será necessário definir um nome de grupo de trabalho para que todos os computadores podem ver uns aos outros . Nas versões mais recentes do Windows , o padrão é " MSHOME ", enquanto que as versões mais antigas padrão para " grupo de trabalho. " Apenas certifique-se que todos os computadores têm o mesmo nome do grupo . Esta configuração é encontrado por direito clicando em "Computador " e clicar em "Propriedades" ligação , em seguida, clicando na aba " Nome do Computador " .
Cabeamento para redes cabeadas
Se você tiver que passar cabos através de paredes ou tetos , não se esqueça que você não corre o cabeamento sobre luzes fluorescentes ou perto de fios elétricos . Ambos causar interferência eletromagnética (EMI) e pode jogar o havoc com sua rede. A menos que você está apenas executando a cabo em torno dos rodapés e socos buracos para passar o cabo através , é melhor para obter um instalador profissional cabo de rede para lidar com isso para você. Também é importante saber o comprimento máximo para um cabo de rede normal é de cerca de 100 metros, ou cerca de 300 metros .
Wireless Network Security
Enquanto redes cabeadas são relativamente garantir , sem criptografia , o mesmo não é verdade para redes sem fio. A criptografia é um requisito se você quiser que sua informação seja seguro de olhares indiscretos. Como você construir sua rede sem fio , seja usando um ponto de acesso sem fio ou uma rede ad hoc , você deve especificar a criptografia mais forte disponível seus computadores irá suportar. Você também deve configurar uma senha de criptografia que não é fácil de adivinhar ou associado com a sua casa ou empresa. Quanto mais longa a senha , mais forte é a criptografia , ea mínima deve ser de oito caracteres.
As redes sem fio por padrão transmitido um nome de rede (SSID). Se a sua rede peer-to -peer está usando um ponto de acesso sem fio, você tem a opção de desabilitar o broadcast, o que torna a rede mais segura. Se você estiver usando uma rede ad hoc que você não tem essa opção , então você deve fazer o nome da rede um tanto obscuro , mas escrevê-lo assim que você pode configurar todos os computadores para se conectar à rede desconhecida.