Virtual Local Area Networks permitem comutadores de dados para criar grupos virtuais , mesmo que esses dispositivos não estão conectados ao mesmo switch. Isto é conseguido através da adição de dados de encapsulação para cada estrutura de dados no comutador , identificando a VLAN de que o dispositivo é um membro . O método tem sido desde há muito padronizado , mas , no passado, foi implementado de forma diferente por diversas empresas. Cisco VTP
A vantagem de definir VLAN é que você pode fazer várias redes " camada dois " , independentemente dos dados físicos mudar arranjo . Apesar de não ser , tecnicamente , um tipo de encapsulamento , a VLAN Trunking Protocol disponível em switches baseados em Cisco permite a configuração dinâmica de informações VLAN em vários dispositivos . Todos os dispositivos em um único domínio de gerenciamento VTP irá compartilhar periodicamente alterações de configuração de VLAN com outros membros do mesmo domínio VTP .
IEEE 802.1Q
O padrão universal mais usado em redes modernas é 802.1Q . Desenvolvido pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos , esta norma já está disponível na maioria, se não todos , switches modernos. Aprovado pelo IEEE em 2005 eo American National Standards Institute em 2006, 802.1Q VLAN encapsulamento permite a interoperabilidade , configurações padronizadas de VLAN entre switches de dados de diferentes fabricantes .
Cisco ISL
Inter -Switch link ( ISL) era um tipo VLAN encapsulamento proprietário desenvolvido pela Cisco Systems. Este serviço ainda pode ser configurado hoje em switches modernos da empresa, e, geralmente, funciona da mesma maneira como 802.1Q .
3Com VLT
Semelhante a ISL , a 3Com desenvolvido a LAN Virtual Trunk encapsulamento para trazer os benefícios de VLANs para sua própria linha de switches. Muito parecido com a ISL , VLT é mais usado hoje em dia para se conectar à rede legado. Em 2010, a Hewlett Packard adquiriu a 3Com e todo o suporte futuro para o VLT é feito agora com o nome de Hewlett Packard.