DNS (Domain Name System ) erros de evitar que os usuários se conectem a aplicativos remotos , conversar e navegar na web. Em sistemas Linux , as ferramentas para solucionar esses erros diferem um pouco daqueles em um computador com Windows ou Mac , mas o processo permanece fundamentalmente o mesmo. Siga este processo passo -a-passo para resolver erros de DNS utilizando ferramentas comuns a qualquer distribuição de Linux. Instruções
1
Inicie uma janela de terminal e digite "show ip addr " para ver as interfaces de rede atualmente habilitados no sistema. Ignore o primeiro dispositivo listado , que os rótulos comando "lo" para a interface loopback. Se o sistema tiver uma outra interface de rede válidas mostra-o abaixo eis como " eth0 " ou " wlan0 ", embora possa haver mais . Se não houver outros dispositivos são listadas em seguida, o problema não é o DNS, mas em vez disso é o próprio dispositivo de rede. Adicionar um dispositivo de rede para o computador antes de continuar com o processo de solução de problemas.
2
o tipo de janela de terminal " less /etc /resolv.conf " para exibir a configuração de servidores DNS neste computador . Anote os endereços IP listados após " nameserver " (um servidor DNS) neste arquivo. Note que este comando abre um editor de texto , que pode ser fechada pressionando a tecla "q".
3
o tipo de janela de terminal " ping" seguido do endereço IP de um dos o servidor de nomes identificados no arquivo resolv.conf. Se este comando retorna uma mensagem semelhante a " 64 bytes from 128.200.1.4 ", então o servidor de DNS está disponível, mas não pode ser a resolução de nomes corretamente. Se o comando não retornar essa mensagem , então o servidor de nomes listados no resolv.conf podem não estar disponíveis em todos. Se resolv.conf lista mais de um servidor de nomes , tente pingar o outro. Note-se que o comando ping continua em contato com o endereço de destino até que disse para parar, então segure a tecla Ctrl e clique em " c" para detê-lo .
4
Se os servidores de nomes listados no resolv.conf são disponível , digite o comando "host" , seguido do nome de um site popular , como " www.google.com " e aperte enter. O comando de acolhimento deverá apresentar uma declaração como " www.google.com tem endereço 72.13.204.147 " para indicar que este computador pode contatar o servidor DNS configurado , a fim de retornar um endereço IP para corresponder ao nome DNS digitado acima. Se ele faz isso com sucesso , tente digitar o nome de um endereço problemático , a fim de comparar os resultados. Se o servidor de nomes retorna bons dados para um site popular como o Google , mas não há dados para um outro local , então o problema é um problema de configuração de DNS específico para esse site problemático , ea melhor maneira de resolver a situação é entrar em contato com uma pessoa de suporte técnico associado com esse endereço. Se o servidor de nomes não retornou dados a partir de qualquer endereço, em seguida, o problema provavelmente está no servidor DNS neste computador está configurado para usar . Altere os valores de " nameserver " no resolv.conf.
5
Digite o comando " vi /etc /resolv.conf. " Pressione a tecla insert para entrar no modo de edição no editor de texto VI . Use as setas para mover-se através do texto e quer alterar os valores do servidor de nomes existentes ou adicionar uma forma que o arquivo inclui apenas o seguinte " nameserver 208.67.222.222 ". O serviço OpenDNS oferece este servidor de DNS para uso público.