SNMP é um protocolo de rede que permite aos usuários monitorar e ajustar os objetos gerenciados em toda a rede , projetado com simplicidade em mente . Unidades de Dados de Protocolo são os comandos que fornecem os meios para os gerentes de rede para executar tarefas de rede e receber informações , e têm uma estrutura relativamente consistente em versões SNMP 1 e 2. SNMPv3 introduziu uma maior segurança , juntamente com uma estrutura de PDU modificado para adaptar-se às alterações que esta versão mais robusta introduzidas . V1 e V2 Identificação e Autenticação Authentication Header
de um PDU combina os campos Versão identificador eo nome da Comunidade , o que confirma para o destinatário PDU que o pedido emitido ou resposta gerada é autorizado. O campo Identificador de Versão identifica a versão SNMP usado , enquanto o nome da comunidade serve como senha da rede. O campo RequestID segue , identificando a emissão nó de rede ou respondendo a um PDU.
V1 e V2 Tratamento de erros
status de erro e erro de índice são os próximos campos estrutura do PDU . Estado de erro retorna um valor diferente de zero se ocorrer um erro de transmissão e , quando isso acontece , o Índice de erro retorna um valor inteiro que corresponde a um tipo pré-definido de erro. Valores diferentes de zero indicam que há algo errado com os valores no campo Bindings variável , de modo que o nó que recebe o PDU não retornará dados referentes a esses valores.
Variável ligações
a variável ligações casais campo Objeto nomes de identificação com seus valores de dados , permitindo que a estação de gerenciamento de rede de emissão do PDU para associar os pedidos e respostas com os nós de rede específicos. De SNMPv2 " GetBulkRequest " aperfeiçoa " GetRequest " e PDUs " GetNextRequest " de SNMPv1 , adicionando os campos não- repetidores e Max repetições, que contêm valores para o primeiro valor de dados não-repetição recuperada e número máximo de repetições para os dados restantes solicitado pelos NMS. Isso permite que o PDU para retornar um lote de dados no campo variável ligações , ao invés de ter que devolver os valores um de cada vez durante repetidas iterações de " GetNextRequest ".
Armadilhas
agentes de rede enviar autonomamente Armadilhas para uma NMS para fornecer informações sobre eventos, como rebootings dispositivo , não conseguiu conexões de rede ou o recebimento de mensagens contendo autenticação imprópria. PDUs Armadilha incorporar campos adicionais em sua estrutura que fornecem informações sobre dispositivos de rede ou eventos para os seus destinatários. Os campos armadilha e armadilha específica genérico conter inteiros correspondentes aos tipos de armadilhas específicas, cada um dos quais descreve um evento específico. Campo Time Stamp de uma armadilha indica a quantidade de tempo entre a última re- inicialização de um nó eo tempo que enviou o Trap.
SNMPv3 PDUs
PDUs do SNMPv3 ter um campo ID da mensagem que corresponda solicitações com respostas , mas ao contrário do campo Solicitação de identificação , identifica a mensagem específica que contém o PDU, e não o próprio PDU. Tamanho do campo Versão 3 de mensagem indica o tamanho máximo da mensagem do nó emitindo o PDU é capaz de processar , enquanto o campo Flag mensagem contém informações sobre as medidas de segurança usadas na mensagem e se o nó de emissão exige uma resposta do destinatário do PDU. Os campos de Segurança modelo e Message Security Parameter conter mais informações sobre a criptografia usada no PDU e como medidas de segurança de rede estão a ser empregado durante a troca de dados. SNMPv3 introduz no escopo PDUs , que são utilizados em um contexto específico . SNMPv3 define contexto como especial de dados que um nó de rede pode acessar . PDUs escopo incluem a campos ID Contexto Motor e Contexto Nome, que identificam , respectivamente, os nós da rede e informações específicas que um referências de contexto .