Em uma rede local (LAN), os pacotes destinados a outro nó no mesmo * LAN normalmente não precisam atravessar um roteador ou confiar em protocolos de roteamento complexos, como a tabela de roteamento do Protocolo da Internet (IP). Em vez disso, eles usam um método mais simples e direto:
1. Endereço da camada de link de dados (endereços MAC): Cada placa de interface de rede (NIC) possui um endereço físico exclusivo chamado endereço de controle de acesso à mídia (MAC). Este endereço é conectado à NIC.
2. ARP (Protocolo de Resolução de Endereço): Quando um nó deseja enviar um pacote para outro nó na mesma LAN, ele primeiro precisa encontrar o endereço MAC do destinatário. É aqui que entra o ARP. O nó de envio usa o ARP para transmitir uma solicitação para a LAN perguntando:"Quem tem esse endereço IP?" (o endereço IP do destinatário). O nó do destinatário responde com seu endereço MAC.
3. Transmissão direta: Depois que o nó de envio conhece o endereço MAC do destinatário, ele encapsula os dados dentro de um quadro na camada de link de dados (por exemplo, quadro Ethernet). Esse quadro inclui os endereços MAC de origem e destino. O nó de envio transmite o quadro diretamente para o endereço MAC do destinatário usando o meio físico da LAN (por exemplo, cabos Ethernet, Wi-Fi). O interruptor (ou hub, embora menos comum agora) na LAN usa o endereço MAC de destino no quadro para encaminhar o quadro apenas para a porta conectada ao NIC do destinatário.
em suma: O processo ignora completamente o roteamento IP. A chave é o uso de endereços MAC e o protocolo ARP para encontrar a localização física (a porta no comutador) do nó do destinatário na LAN. Isso torna a comunicação eficiente e rápida dentro de uma LAN.