Os protocolos de roteamento são operações em um roteador que irá direcionar pacotes de rede para diferentes direções. Vai depender do quão longe o destino é para o pacote, a quantidade de tráfego existe nas rotas e rapidez com que o tráfego pode mover. Três protocolos de roteamento de gateway interior são importantes. RIP (Routing Information Protocol) , OSPF ( Open Shortest Path First ) e IGRP (Interior Gateway Routing Protocol) são utilizados por empresas quando têm de se conectar a várias redes. Frequentemente essas conexões são através de roteadores que estão em locais remotos, como filiais. Instruções
1 Tipo
"enable " para iniciar a configuração do roteador. Um roteador tem um editor embutido que funciona como a janela de comando no DOS ou Windows CMD . O editor roteador está em um estilo de linha de comando, e ele aparece automaticamente. Em seguida , digite " configure terminal ". Isso permitirá que o modo de configuração do roteador. Digite " Router Rip ". (Não inclua o período ). Isto irá identificar o protocolo de roteamento que você deseja usar. Em seguida , digite " rede [ número de rede ]", por exemplo, "Rede 195.15.12.0 ". ( Não adicione o período que termina . ) . Digite " ctrl -Z. " Isso vai mandar de volta para o modo de privilégio. Por fim , digite "Copiar início correr." Isto irá salvar a sua configuração . O protocolo RIP é limitado a 15 roteadores. É por isso que pequenas redes utilizar este protocolo . O melhor caminho para outro roteador é o caminho mais curto. RIP é um protocolo de vetor de distância .
2
Digite "enable " para iniciar a configuração do roteador. Isto é semelhante a Passo 1: O editor router aparece automaticamente e está em um estilo de linha de comando. Em seguida , digite " configure terminal ". Isso permitirá que o modo de configuração no router.Type " Router OSPF [ ID do processo ]", por exemplo, " Router OSPF 1. " Isto irá iniciar a configuração do OSPF usando o processo de ID 1. Em seguida digite " rede 201.135.17.0 0.255.255.255 área 130. " ( não incluem os períodos ) . Área de 130 significa que outros roteadores OSPF usando irá comunicar na mesma rede , com área de 130 . A máscara inversa , " 0.255.255.255 " é calculado tomando 255.255.255.255 e subtraindo-se a máscara de sub-rede. Quando o comando de rede estiver concluída , digite " ctrl -Z. " Isso faz com que você volta para o modo de privilégio. Em seguida, digite " start cópia run" para salvar a configuração . Este protocolo de encaminhamento não usar o caminho mais curto , que utiliza a maior largura de banda . Isso permite uma comunicação rápida a ter lugar. Grandes redes utilizar este protocolo de roteamento.
3
Digite "enable " para iniciar a configuração do roteador. Assim como nas etapas 1 e 2, o editor roteador está em um estilo de linha de comando e aparece automaticamente . Em seguida , digite " configure terminal ". Isso permitirá que o modo de configuração do roteador. Digite Router IGRP [ número de sistema autônomo ] ", por exemplo," Router IGRP 15. " Os roteadores com o mesmo número autônoma receberá anúncios IP do roteador , e outras informações sobre a rede . Próxima tipo " rede [ número de rede ] ", por exemplo , "Rede 197.16.230.0 . " Quando terminar, siga os mesmos passos mencionados nas duas etapas anteriores para salvar a configuração. Escolha este protocolo de roteamento , se você quiser um protocolo de vetor de distância , como RIP , mas atraso considerando também , largura de banda e outros parâmetros opcionais para determinar o melhor caminho , como OSPF. Este protocolo de roteamento usa os melhores parâmetros de roteamento de RIP e OSPF, caminho mais curto e largura de banda mais rápido.