FastTrack é um protocolo peer-to -peer desenvolvido pela mesma equipa da Estónia que mais tarde criou Skype. É o protocolo por trás do sistema de compartilhamento de arquivos Kazaa e mais tarde foi adaptado para criar outros sistemas de compartilhamento de arquivos. Função
O modelo tradicional para a comunicação em rede é " cliente-servidor " - um cliente solicita ao servidor para um serviço. "Peer -to-peer " é uma arquitetura alternativa que decolou quando o público começou a participar em sistemas de compartilhamento de arquivos . Nestes sistemas , cada membro faz todos os arquivos no seu computador disponível para cópia. Um membro baixa um arquivo em segmentos , terceirização de diferentes segmentos de diferentes membros.
Fechado Protocolo
O protocolo FastTrack é mantida em segredo . É propriedade comercial e os seus proprietários não quer dá-lo afastado para livre. No entanto , os desenvolvedores curiosos têm a engenharia reversa do sistema ao detectar o formato dos pacotes FastTrack como eles cruzam a Internet.
Características
Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode conectar a uma rede FastTrack , o que poderia levar ao congestionamento e confusão , por isso FastTrack nomeia " supernodes ", que anfitrião de roteamento em nome de outros , a criação de sub- redes. Esses supernós são de propriedade privada de computadores e os proprietários não estão conscientes de que a sua propriedade está sendo usada para fornecer infra-estrutura para a rede.