SOCKS é um protocolo de rede escrito especificamente para servidores proxy. Um servidor proxy está em um outro computador, seja protegendo a identidade do cliente , apresentando pedidos em seu nome, ou proteger a carga em um servidor, recebendo pedidos em seu nome. A forma mais comum de servidor proxy é um servidor HTTP ( Hypertext Transfer Protocol) do servidor proxy. MEIAS funciona em um nível mais baixo de tecnologia de rede de HTTP. Camadas Rede
Para entender como funciona SOCKS é necessário entender o conceito de camadas de rede . Protocolos de rede são descritos como camadas em uma pilha , com os protocolos relativos a propriedades físicas na parte inferior na camada 1 , gravitando até aplicativos voltados para usuários na camada superior. Há dois conjuntos rivais de pilhas de protocolos de rede. Estes são o modelo Open Systems Interconnection eo modelo TDP /IP. OSI é mais finamente graduada , com sete camadas . TCP /IP é menos precisa , mas é mais amplamente implementado. Um servidor proxy normal opera na camada de aplicação , passando sobre os pedidos de conteúdo de um lado para o outro, e , em seguida, passar para trás que o conteúdo , o que geralmente é uma página Web . MEIAS opera na camada de transporte , o que significa que é capaz de integrar-se com os procedimentos de criação de sessão do Transmission Control Protocol .
Transmission Control Protocol
O Transmission Control Protocol , TCP , é um dos dois protocolos de transporte de uma pilha de protocolos TCP /IP . O outro, o User Datagram Protocol , não cria conexões e assim SOCKS não oferece serviços especiais para transferências usando esse protocolo. Operações de TCP , no entanto, são diferentes e SOCKS foi escrito especificamente para interagir com esse protocolo. TCP forma uma ligação com o servidor final . Isto é chamado de uma sessão . Uma vez que uma sessão é estabelecida , várias mensagens são enviadas e para trás até que a sessão é encerrada.
Meias e TCP
SOCKS fica no para a outra extremidade como ligação . O cliente se conecta ao servidor SOCKS e solicita-lhe para se conectar a um endereço IP e número de porta em outro computador. Na programação da rede, uma vez que uma conexão é permitida , o programa cliente " liga " o endereço IP eo número da porta da conexão para criar um "socket ", que é um número de identificação para o endereço IP eo número da porta combinação . O nome "meias" é a abreviação de " bases ". A solicitação para um servidor SOCKS para uma porta dedicada para mensagens recebidas é conseguido com um comando BIND.
Quatro Versus Cinco
A primeira versão disponível ao público do protocolo SOCKS foi SOCKS 4 . Ele não contém os serviços de autenticação ou criptografia , assumindo que seriam fornecidos pela compatível Transport Layer Security TCP , operando seus próprios adquire no ponto de estabelecimento da sessão . SOCKS 5 contém os procedimentos de autenticação e criptografia .