No mundo em rápida evolução da tecnologia, a terminologia usada para descrever eletrônica e aplicações muitas vezes pode ter uma vida útil ainda mais curto do que os próprios dispositivos. A avalanche de novos termos e palavras de zumbido pode ser esmagadora , mesmo para um especialista em tecnologia , mas a maioria dos termos apontam para diferenças muito específicos ou atributos de tecnologia. Dois termos importantes da Web , por exemplo , "web semântica " e " web 2.0 " , são muitas vezes confundidas , mas apontam para formas muito específicas e diferentes de construção de conteúdo de Internet, cada um com sua própria filosofia e arquitetura de informação . Web 2.0: Conversando com
Usuários
Embora o termo é usado de maneira pouco rigorosa para qualquer novo aplicativo de Internet , o quadro estritamente Web 2.0 refere-se a aplicações de Internet e sites que tentam aumentar a participação dos usuários na criação de conteúdo. Tudo a partir de sites de mídia social para blogs e wikis se encaixam nesta categoria , pois , partindo do paradigma anterior de criação de conteúdo para os usuários , na esperança de que eles iriam encontrá-lo atraente ou útil, aplicações Web 2.0 solicitar aos usuários para contribuir e compartilhar seu próprio conteúdo. Sites da Web 2.0 , como Tumblr, Facebook e Wikipedia simplesmente criar um quadro no qual os usuários podem interagir e inserir seu próprio conteúdo , permitindo que a comunidade ( dentro de certos limites estruturais ) se organizar e controlar a sua própria distribuição de conteúdo.
web Semântica : Conversando com Computadores
Partindo da mesma rejeição da "web 1.0" plataforma de criação de conteúdo centralizado e interpretação , os criadores de web semântica em vez de optar por uma automatização do processo por tornar o conteúdo web compreensível para computadores. Em vez de fazer o conteúdo de uma página Web legível apenas para usuários humanos ( que pode ler o texto , ver fotos , etc ) aplicações da Web Semântica fornecem descrições de conteúdo que um computador pode ler ou processo. Estas declarações destinadas à leitura computador (incluído no código, mas que não aparecem no site ) pode incluir detalhes descritivos sobre o site , tais como sua relação com outros sites , o grupo categoria geral em que cai , quando era últimas atualizações ou quão grande é. Os computadores podem então processar essa informação , a fim de recomendar outros sites, descrever o conteúdo da Web em termos gerais ou identificar tendências na criação de conteúdo .
Diferenças de programação
Enquanto aplicações Web 2.0 são normalmente codificados como abrir aplicativos de banco de dados , onde o computador solicita aos usuários para o conteúdo e , em seguida, as lojas que o conteúdo gerado pelo usuário na estrutura de aplicação , programação web semântica procura ajudar o computador entender o conteúdo que está a apresentar . Em termos práticos , isto significa que a própria programação inclui marcas descritivas que permitem que o computador para ordenar e interpretar o conteúdo e as instruções sobre como fazê-lo. Em outras palavras, ao contrário do sistema de Web 2.0 , onde os usuários a organizar sua própria experiência de conteúdo, programação Web semântica inclui comandos que ajudam o conteúdo do computador de classificação para os usuários .
Diferenças no uso e Organização
Em termos de experiências de usuário , aplicações Web 2.0 oferecem seleções de conteúdo indivíduo altamente personalizados . Um usuário do site de mídia social , por exemplo, recebe o conteúdo baseado em suas conexões de rede ou os membros do grupo , como atualizações de um amigo ou anúncios de eventos do grupo. Por outro lado, sites de web semântica como objectivo proporcionar uma experiência de usuário mais padronizado. Claro, aplicações web semânticas permitem que os usuários para indicar que tipo de conteúdo que eles estão interessados em receber e , em seguida, levar o computador para procurar esse tipo de conteúdo , mas os usuários de diferentes redes sociais e os mesmos interesses receberia o mesmo conteúdo, o que não seria o caso em um aplicativo web 2.0. Em última análise , a Web 2.0 se baseia em um usuários afiliações sociais para organizar o conteúdo ou permitir que os grupos de rede para se auto-organizar , enquanto as aplicações de web semântica tentar usar o poder de processamento dos computadores para adaptar a experiência do usuário com base em critérios objectivos , em vez de conexões de rede sociais. < Br >