arquitetura cliente- servidor é o modelo original para comunicações em rede. É um procedimento simples e bem conhecida ditando a ordem ou o contato entre dois computadores. No entanto , os avanços na teoria de redes criaram outros modelos que oferecem melhor desempenho do que a arquitetura cliente-servidor tradicional. Procedimentos Cliente-Servidor
A arquitetura cliente-servidor tem algumas regras simples . Primeiro, o cliente precisa de um recurso ou serviço e do servidor fornece. O cliente sempre inicia o contato com um pedido. O servidor não vai fazer nada a menos que receba uma solicitação. O cliente envia um pedido e o servidor responde com uma resposta , que contém os serviços ou recursos solicitados . Os servidores podem estar em contato com muitos clientes simultaneamente , enquanto os clientes em contato com apenas um servidor de cada vez.
Detractions
O modelo cliente-servidor otimiza o uso de recursos por centralizando facilidades como o armazenamento de arquivos ou aplicativos . Isso significa que a falha do servidor de bate para fora uma grande quantidade de recursos da rede. O proprietário servidor precisa estar vigilantes sobre como fazer back ups , porque a falha do servidor poderia arruinar o negócio. Um cliente, dependente dos serviços de um servidor, é inútil sem uma conexão de rede. Isto requer que o usuário tenha conhecimento adicional em outra área de TI - não só de computação , mas também em rede. A exigência de hardware de backup e software, medidas extras de segurança e técnicos especializados podem corroer o custo benefício do modelo cliente-servidor.
Adaptação
O cliente servidor arquitetura avançado em uma arquitetura cliente-servidor de três camadas e , em seguida, em múltiplas camadas em um ou arquitetura n-tier . Neste modelo, um servidor requer referência a outro servidor , a fim de atender à solicitação do cliente. Um exemplo é um servidor Web que refere-se a um servidor de banco de dados , a fim de entregar conteúdo. No entanto, este modelo também é vulnerável a falhas que o cliente ainda só tem contato com um servidor e é da responsabilidade desse servidor para recolher informações necessárias ou recursos formar outros servidores. Se o primeiro servidor está fora de ação , o cliente não recebe o servidor. Se o segundo servidor está em baixo , o primeiro servidor não pode completar suas funções.
Alternativa
arquitetura Peer- to-peer é uma alternativa nova para o modelo cliente-servidor . Considerando cliente-servidor conta com a centralização de recursos, peer-to -peer incentiva a descentralização. Ao invés de orçamentos de hardware foco em uma máquina especializada , peer -to-peer utiliza capacidade ociosa de um cluster de computadores comuns. Em sistemas peer- to-peer cada membro da rede é tanto um cliente e servidor. Peers pode estar em contato com vários computadores ao mesmo tempo , simultaneamente, upload e download de dados. Arquitetura peer -to-peer é favorecido por sistemas de compartilhamento de arquivos, onde os membros do público copiar arquivos uns dos outros , em vez de partir de um servidor . As várias fontes para o mesmo arquivo cria redundância , que é odiado pelos planejadores de recursos tradicionais. No entanto, a duplicação de dados em redes peer-to -peer e as conexões indiscriminados forjadas por um software cliente é uma ligação caiu , ou uma cópia perdida é rapidamente substituída por outra fonte. Isso reduz a natureza crítica de alguns servidores.