BOOTP e DHCP são dois métodos para configurar remotamente PCs em uma rede. O Protocolo Bootstrap é o mais velho dos dois e do Dynamic Host Configuration Protocol é baseado em procedimentos de BOOTP. Ambos os sistemas de distribuição de endereços IP a partir de uma piscina quando os PCs da rede primeiro arranque. Os endereços IP são definidos pelo Protocolo de Internet e cada computador precisa de um , a fim de conectar-se à Internet. BOOTP
Bootstrap Protocol remonta a 1985 e foi originalmente criado para gerenciar estações de trabalho sem disco. Uma estação de trabalho sem disco rígido depende de um servidor central para todas as funções, incluindo o seu sistema operacional. No entanto, sendo sem disco rígido, ele não tem um " setor de inicialização . " O setor de inicialização é uma área de memória que é executado automaticamente quando um PC é iniciado. Sem a instalação de armazenamento para manter esses programas , a estação de trabalho sem disco é inteiramente dependente do servidor remoto para suas instruções. Antes ele pode se comunicar com o servidor , no entanto , ele precisa de um endereço IP. BOOTP começa quando a estação de trabalho é iniciado. Ele não só atribui um endereço IP, mas busca um programa de instrução para carregar na memória da estação de trabalho .
DHCP
O Dynamic Host Configuration Protocol , foi publicado pela primeira vez em 1993 e construído sobre os procedimentos do Protocolo de Bootstrap . DHCP pode interagir com os computadores seguintes Protocolo Bootstrap , pois utiliza a mesma estrutura de mensagem. Os designers de DHCP originalmente tinha duas funções para o protocolo - para atualizar as configurações de rede em computadores em rede e para distribuir endereços IP. Em implementações , DHCP é usado apenas como um sistema de atribuição de endereços IP .
Comparação
BOOTP e DHCP têm mais semelhanças do que diferenças. DHCP foi baseado em BOOTP e empresta seus procedimentos e estrutura da mensagem . DHCP foi escrito para ser compatível com BOOTP, mas corta parte das responsabilidades do BOOTP. O BOOTP não só atribuir endereços IP , mas também é capaz de fazer um programa de rede Bootstrap disponível para os computadores da rede . Este programa contém instruções de inicialização do computador. DHCP não necessitam de um arquivo a ser transferido para o cliente, porque a sua definição mensagem contém mais campos que se comunicam definições no corpo da mensagem , em vez de em um arquivo separado .
Futuro
O espaço de endereço IP está quase esgotado. Para retardar o esgotamento dos endereços IP de grandes redes e prestadores de serviços de Internet já não alocar um endereço IP dedicado para cada membro da rede . Em vez disso , a rede mantém um conjunto de um número de endereços de IP que o número de computadores na rede . Isso ocorre porque nem todos os membros vão estar ativos ao mesmo tempo, e por isso os endereços IP são reutilizados e apenas alocado para computadores que precisam acessar a Internet. DHCP contém um limite de tempo para a atribuição de endereços IP , que é visto como um método mais eficiente do que os procedimentos do BOOTP. BOOTP foi escrito durante um tempo em que todos os computadores foram alocados endereços IP permanentes e , em seguida, foi adotado para a atribuição de endereços IP dinâmicos . Como um desenvolvimento posterior do BOOTP, DHCP é visto como o protocolo superiores dos dois.