O conceito de "camadas" é geralmente aplicado a teoria de rede. Arquitetura Web estratificada é normalmente referido em termos de " camadas ". O modelo de comunicação da Web padrão é chamado de cliente-servidor. A relação normal entre dois computadores para solicitar e entregar uma página da Web tem sido complicada pela inclusão de vários servidores , introduzindo "camadas" ou " tiers ". Cliente-Servidor
A transação Web tradicional envolve um cliente , que quer um recurso ou serviço, e um servidor que é titular desse recurso ou executa o serviço. O cliente sempre abre contato enviando uma solicitação ao servidor. O servidor responde com uma resposta , que inclui o recurso ou o serviço . O recurso mais comum em uma transação Web é uma página Web .
Camadas e Tiers
Uma transação de rede entre dois pontos não parecem envolver todas as camadas . Se houver, só pode ser considerada uma camada nesta arquitectura . No entanto, na terminologia de várias camadas , as camadas se referem ao número de computadores envolvidos , inclusive o cliente. Cliente servidor Assim padrão parece só ter uma camada, mas duas camadas.
Três camadas
Ninguém nunca referido padrão cliente-servidor como dois -tier client-server até a invenção da arquitetura cliente-servidor de três camadas. Em um sistema de três camadas , o cliente é sempre o computador no qual o usuário se senta , os dois servidores na arquitetura pode desempenhar uma variedade de papéis . No entanto, o cliente sempre tem contato com apenas um servidor , e esse servidor age em nome desse cliente com os outros servidores. Arquitetura de três camadas foi criado por aplicações de dados. O usuário se senta em um PC que acessar um aplicativo em um servidor e exibe. A aplicação preenche campos em suas telas com dados acessados através de uma rede de um servidor de banco de dados. Na implementação moderna , a aplicação é normalmente entregue como uma página da Web .
Outros Cenários da Camada
Um servidor proxy pode ser dito para criar uma arquitetura de três camadas . Atua em nome do cliente em contato com o servidor, embora ele próprio é um servidor e não um cliente. O servidor proxy, ou máscaras de identidade ou acelera o acesso de cache de recursos frequentemente solicitados e entregá-los em si , apenas referindo-se ao servidor original quando são necessários novos recursos do cliente. Sistemas Thin- cliente também criar a arquitetura em camadas. Em um sistema de thin client, a estação de trabalho quase não tem poder de processamento e depende de um servidor , mesmo para um sistema operacional. Um usuário que está acessando uma página da Web em um sistema de thin-client já atingiu três camadas com o thin-client , o servidor thin client eo servidor web. Se essa página Web é preenchida por referência a um banco de dados em um servidor separado , em seguida, quatro camadas são empregadas. Se houver também um servidor proxy na conexão, cinco níveis estão envolvidos . A expansão do número de possíveis servidores envolvidos criou os termos " cliente-servidor multi-tier e " n -tier cliente-servidor ", onde " n " refere-se a qualquer número.