Essa é uma categoria ampla que abrange a maioria dos aplicativos! Eles geralmente são chamados de aplicativos da web ou
Aplicativos da Internet . Mais especificamente, dependendo de como eles são acessados e construídos, eles também podem ser classificados como:
*
aplicativos da web: Acessado através de um navegador da web (Chrome, Firefox, Safari, etc.) em qualquer dispositivo com uma conexão com a Internet. Eles são executados em um servidor e são entregues no navegador do usuário. Exemplos incluem Gmail, Google Docs e Banking Online.
*
aplicativos móveis (aplicativos nativos): Baixado e instalado diretamente em um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) em uma loja de aplicativos (como o Google Play ou a Apple App Store). Eles são normalmente construídos especificamente para um sistema operacional específico (iOS ou Android). Exemplos incluem Instagram, Tiktok e a maioria dos jogos.
*
aplicativos híbridos: Uma combinação de aplicativos da Web e aplicativos nativos. Eles podem usar tecnologias da Web, mas são embalados como aplicativos nativos para distribuição através de lojas de aplicativos. Eles geralmente aproveitam os recursos do dispositivo, como a câmera ou o GPS.
*
Aplicativos da Web progressivos (PWAs): Aplicativos da Web que podem ser adicionados a uma tela inicial e funcionam como aplicativos nativos, oferecendo recursos como funcionalidade offline e notificações push.
O principal fator unificador é que todos esses tipos de aplicativos requerem uma conexão com a Internet (pelo menos inicialmente, alguns oferecem funcionalidade offline) para funcionar corretamente.