10BaseT Ethernet é um padrão Ethernet com fio que opera a uma velocidade teórica de 10 Mbps. Contudo, na prática, a taxa de transmissão real está mais próxima de 9 Mbps. Isto se deve a vários fatores, incluindo a sobrecarga do protocolo Ethernet, a necessidade de detecção de colisão e as limitações do meio físico (fio de cobre).
802.11b WLAN é um padrão de rede sem fio que opera a uma velocidade teórica de 11 Mbps. Contudo, na prática, a taxa de transmissão real está mais próxima de 5,5 Mbps. Isto se deve a vários fatores, incluindo a sobrecarga do protocolo 802.11, a necessidade de correção de erros e as limitações do meio sem fio (ondas de rádio).
Portanto, a taxa de transmissão teórica realista da Ethernet 10BaseT é maior do que a da WLAN 802.11b. No entanto, na prática, a taxa de transmissão real da WLAN 802.11b é frequentemente superior à da Ethernet 10BaseT. Isto ocorre porque a WLAN 802.11b não requer um meio físico e, portanto, não sofre das mesmas limitações que a Ethernet com fio.