Um roteador OSPF ( Open Shortest Path First ) anuncia seu estado de link (o estado de suas interfaces e roteadores vizinhos ) inundando LSAs ( Link State Anúncios ) em toda a área a que pertence . A área é um agrupamento de redes e hosts OSPF comuns. Para saber quais as redes estão na área , um roteador envia anúncios que descrevem o que a liga tem em sua tabela de roteamento . Se dois roteadores tem links diferentes , eles trocam as ligações que faltam até que ambos os roteadores têm as mesmas redes na tabela de roteamento . Você pode criar a topologia usando as informações de estado de link. Instruções
1
Conecte-se ao roteador usando um cabo de console eo programa HyperTerminal. Conecte uma extremidade do cabo de console para o PC ea outra extremidade à porta do console do roteador . Em seguida, iniciar o router e iniciar o programa HyperTerminal no PC. Clique no ícone " Iniciar" no canto inferior esquerdo da tela e , em seguida, vá em " Programas" e clique na seleção HyperTerminal. Quando a tela do roteador vem via HyperTerminal, tipo "enable" na tela. (Editor do roteador será iniciado automaticamente na inicialização do roteador. )
2
Type " show ip route " para exibir a tabela de roteamento . Este comando fornece informações sobre o estado da tabela de roteamento. Em seguida , digite " show ip banco de dados OSPF. " Este comando apresenta informações sobre o banco de dados link-state OSPF. Por exemplo , as diferentes áreas são identificadas : área 0 , zona 1, e assim por diante. Além disso, o endereço IP de rede de cada rede associada a cada área está presente. A partir desta informação , agora você pode criar uma topologia OSPF.
3
Recolher o endereço IP de rede de cada área. Copie as informações para uma planilha ou documento. Agora você tem as informações de topologia sobre a configuração do OSPF.