Roteadores e hubs são dois dispositivos para mover dados entre computadores em uma rede. No entanto, eles têm muito pouco em comum. O hub é a peça mais básica, e mais barato , de hardware que pode criar uma rede. O roteador é o dispositivo mais complicado e caro para a rede. Hubs
Um hub é pouco mais que um divisor . É um caixa eletrônico com um número de soquetes para cabos ethernet. Estas tomadas são chamadas de " portas ". O centro tem muito pouco software e não faz distinção entre computadores. Ele não examina o endereço de destino dos dados , mas copia todos os dados entrando em uma de suas bases para fora em todas as suas outras órbitas. Cada computador na rede se conecta através de um cabo a um dos soquetes do hub. Os computadores conectados ao hub precisa para executar o software de rede que verifica todas as mensagens recebidas para ver se eles se destinam a esse computador.
Roteadores
Routing é um complicado processo que transfere dados para qualquer computador no mundo conectado à Internet . Os roteadores operam com um sistema de endereçamento chamado os endereços IP . O formato de endereços de IP é ditado pelo protocolo da Internet . Cada contactável computador através da Internet tem que ter um endereço IP exclusivo. Routers precisa de ser ligado a , pelo menos, duas redes . Geralmente estes são da rede privada que serve e rede de um provedor de serviços Internet. O router não envia pacotes apenas a essas redes ao qual ele está ligado . Ele é capaz de enviar dados através de muitas redes com cada roteador na cadeia de passar os dados para a próxima .
Router Funções
Roteadores manter contato com entre si para trocar informações de roteamento . Cada seguida, compila uma lista de possíveis caminhos para um endereço de e classifica -los de acordo com um algoritmo. A tabela de roteamento permite que o roteador que estar preparado para todos os dados que chegam . Ele não tem que realizar-se o pacote de dados que viajam enquanto ela encontra uma rota. O roteador não dita o caminho que o pacote de dados deve seguir para chegar ao seu destino . Ele escolhe o melhor primeiro salto na jornada , selecionando um dos roteadores ao qual está diretamente conectadas. O próximo roteador faz as suas próprias decisões sobre a forma de chegar a esse destino . Um hub não possui tabelas de roteamento e não é capaz de comunicar-se de forma significativa com qualquer outro dispositivo.
Roteadores em LANS
Um hub é o método mais barato para mover dados em torno de uma rede privada . Esta tarefa também pode ser realizada por um router . Quando um roteador serve uma rede de área local , é capaz de integrar outras funções, como recursos de segurança e segmentação de rede . Embora os roteadores para redes corporativas são muito caros, roteadores sem fio mais baratos são o dispositivo de rede mais comum no mercado de redes de consumo. Roteadores domésticos incluem funções de firewall e é capaz de conectar vários computadores em casa à Internet através de uma única conexão. Hubs não pode executar qualquer uma destas funções .