Os protocolos de roteamento são melhor pensado como os computadores de linguagem e os roteadores usam para falar uns com os outros . O termo " camada de três protocolos" refere-se a estes protocolos de roteamento como os roteadores operam na terceira camada do Modelo de Referência de Interligação Open System . Cada um dos três protocolos de camada tem pontos fortes e fracos , bem como a decisão de usar um em particular deve depender da situação e os requisitos necessários para um protocolo de roteamento . Routing Information Protocolos
O projeto do Routing Information protocolos, ou RIP , é determinar o caminho e distância ideal para a transmissão de dados. A implementação original de RIP em aplicações de redes foi em 1988 . Ele é um protocolo utilizado amplamente conhecido por sua facilidade de uso , configuração e utilidade em pequenas redes . RIP juízes distância "hop contagens, " ao contrário de protocolos posteriores que operam na premissa de largura de banda. A contagem máxima de saltos é 15. Portanto , RIP é menos útil em redes maiores.
Enhanced Interior Gateway Routing Protocol
Interior Gateway Routing Protocol , ou IGRP , é um protocolo Cisco que combina vetor de distância e ligação abordagens estaduais. Cisco IGRP desenvolvido na década de 1980 como uma solução para problemas de RIP , e mais tarde desenvolveu EIGRP para superar as limitações inerentes tanto RIP e IGRP . EIGRP consome menos banda do que outros protocolos e é uma opção confiável para redes de dimensão e complexidade , ao mesmo tempo, conhecido por sua facilidade de configuração.
Border Gateway Protocol
Border Gateway Protocol , ou BGP, é o protocolo padrão da Internet no uso largo em 2011. O protocolo vê muito pouco uso em rede local , ou LAN, setups , devido à sua complexidade. Ele requer um tratamento mais adeptos , porque muitos dos recursos automatizados em outros protocolos requerem ajuste manual e operação com BGP .
Open Shortest Path First
Open Shortest Path First , ou OSPF, é um protocolo de " estado de link " , o que significa que o router deve ter uma rede totalmente mapeada em vez de um improvisado como com protocolos de vetor de distância . Roteadores em uma rede OSPF atualizar continuamente uns aos outros com informações de estado de vínculo para manter o atual mapa. OSPF é razoavelmente complexo, mas também é eficiente.