Não, um roteador BGP não * sempre * escolhe a rota sem loop com o menor comprimento do caminho. Enquanto o BGP se esforça para selecionar caminhos livres de loop, e o comprimento do caminho (número de ASEs) é um fator significativo em seu processo de tomada de decisão, vários outros fatores influenciam a seleção de rota:
*
Preferência local: Este é um atributo configurável que permite que os administradores de rede influenciem a seleção de rotas dentro de si. Uma rota com uma preferência local mais alta será preferida em uma rota com uma preferência local mais baixa, independentemente do comprimento do caminho.
*
MED (discriminador multi-extraciente): Usado no BGP externo (EBGP) para influenciar a seleção de rotas entre diferentes caminhos do mesmo que. Um valor Med mais baixo é preferido.
*
Atributos da comunidade: Eles permitem filtragem e seleção de rotas mais complexas com base nos valores personalizados atribuídos a rotas.
*
Peso: Um atributo interno do BGP (IBGP) que influencia a seleção de caminho dentro de um AS. Rotas de peso mais altas são preferidas.
*
como comprimento do caminho: Embora os caminhos mais curtos sejam geralmente preferidos (para evitar custos de trânsito e instabilidade potencial), é apenas um fator entre muitos. Se dois caminhos tiverem a mesma preferência em todos os outros aspectos, o caminho mais curto será escolhido, mas isso não é garantido em geral.
*
Origem da rota: O BGP usa códigos de origem de rota (IGP, EGP, incompletos) que podem afetar os cenários de quebra de ligação.
*
mecanismos de quebra de ligação: O BGP possui mecanismos sofisticados de quebra de ligação com base na ordem dos atributos e ID do roteador, caso várias rotas sejam consideradas igualmente ideais com base nos outros atributos.
Em resumo, o BGP usa um algoritmo complexo para selecionar rotas. O mais curto como o comprimento do caminho é um fator, mas é apenas um dos muitos, e a interação de todos esses fatores determina a rota finalmente selecionada. Um caminho mais curto pode ser anulado se outro caminho tiver uma preferência local mais alta, um MED melhor ou outros atributos vantajosos. O requisito livre de loop permanece fundamental; O BGP evita explicitamente loops, mas o "melhor" caminho sem loop é uma função de muitos critérios.