Um único dispositivo não pode atuar simultaneamente como uma verdadeira ponte da camada 2 e um roteador de camada 3 da mesma maneira que uma ponte e roteador dedicados. No entanto, muitos comutadores modernos oferecem recursos que * simulam * funcionalidade de ponte e roteamento:
*
Funcionalidade da chave da camada 2 (ponte): Esta é a função principal deles. Eles aprendem endereços MAC e quadros para a frente entre as portas com base nas tabelas de endereço MAC. Isso é uma ponte inerentemente.
*
Funcionalidade da chave da camada 3 (roteamento): Muitos interruptores, especialmente comutadores gerenciados, têm recursos de roteamento integrados. Isso geralmente é feito por meio de um protocolo de roteamento como RIP, OSPF ou roteamento estático. Esses comutadores avançam pacotes com base em endereços IP, agindo como um roteador para redes internas ou entre VLANs. No entanto, este não é um roteador puro, pois seus recursos de roteamento são frequentemente limitados em comparação com um roteador dedicado.
*
Função combinada (simulada): Um interruptor gerenciado pode lidar com o tráfego da camada 2 e da camada 3. Ele encaminhará o tráfego dentro de uma VLAN usando seus recursos de ponte (camada 2) e roteará o tráfego entre VLANs ou para redes externas usando seus recursos de roteamento (camada 3). Ainda é um único dispositivo, mas está executando as duas funções, embora separadamente dentro de sua arquitetura.
Diferenças e limitações -chave: *
desempenho: Um roteador dedicado geralmente oferece melhor desempenho e escalabilidade para rotear redes complexas em comparação com o roteamento integrado em um comutador.
*
Conjunto de recursos: Os roteadores dedicados geralmente oferecem um conjunto de recursos mais rico para segurança, qualidade de serviço (QoS), protocolos avançados de roteamento e VPNs.
*
Complexidade: Embora conveniente, a combinação de funções em um único comutador pode tornar a solução de problemas e a configuração mais complexa.
Em suma, embora um comutador moderno possa executar funções que * se assemelhem a uma ponte e roteamento, não as faz exatamente da mesma maneira que os dispositivos dedicados. É mais preciso dizer que integra a funcionalidade da camada 2 e da camada 3, em vez de ser uma verdadeira ponte e roteador simultaneamente. A extensão de seus recursos de roteamento depende inteiramente das especificações do Switch.