Uma porta escrava paralela é um tipo de porta usada para conectar dispositivos como impressoras a computadores. A porta paralela escrava de um computador é aquela que recebe os dados do dispositivo, enquanto a porta paralela mestre do dispositivo é aquela que envia os dados para o computador. As portas paralelas foram criadas antes da porta USB e agora estão obsoletas.
As portas paralelas usam um barramento de dados de 8 bits, o que significa que podem transferir 8 bits de dados por vez. Isso contrasta com as portas seriais, que só podem transferir 1 bit de dados por vez. As portas paralelas também são mais rápidas que as portas seriais, com taxas de transferência de dados de até 2 Mbps, que podem ser significativamente mais altas se ambos os dispositivos suportarem modos mais novos e mais rápidos, como EPP e ECP.
As portas paralelas já foram comumente usadas para conectar impressoras a computadores. No entanto, eles foram amplamente substituídos por portas USB. As portas USB são mais versáteis que as portas paralelas e podem ser usadas para conectar uma ampla variedade de dispositivos, incluindo impressoras, teclados, mouses e discos rígidos externos.