placa-mãe de um computador fornece o hardware que permite que todos os outros componentes de um computador para trabalhar em conjunto . É importante escolher uma placa-mãe que seja compatível com todos os componentes do seu computador para garantir que eles funcionem adequadamente juntos. Existem diversos fatores que governam o tipo de placa-mãe, e cada fator tem implicações para os componentes que serão compatíveis com ele. Soquete do Processador
O padrão de pinos este processador só vai alinhar com um determinado socket.
Cada placa-mãe tem um soquete para uma CPU, ou unidade central de processamento . O tipo de tomada em uma placa-mãe governa o tipo de processador que pode ser usado com ela . AMD e Intel , os dois fabricantes dominantes de processadores , cada um tem seus próprios padrões de soquete , então a primeira decisão a tomar em relação a uma placa-mãe é o tipo de processador que você pretende usar com ele. No momento da escrita em outubro de 2010 , os processadores da Intel normalmente usam tipos de soquete 775 , 1156 , ou 1366 . Processadores da AMD costumam usar tipos de soquete AM2 , AM2 + , AM3 ou . Processadores Intel são compatíveis apenas com um tipo de soquete. Alguns processadores da AMD são compatíveis com vários soquetes AMD , mas eles devem ser avaliados caso a caso para garantir a compatibilidade.
Form Factor
A forma, layout e componentes disponíveis de uma placa-mãe são regidos por seu fator de forma . Caso e fonte de alimentação de um computador deve ser capaz de suportar os requisitos de tamanho e poder de uma placa-mãe . Fator de forma de uma placa-mãe determina que casos pode apoiá-lo. Placas-mãe ATX são os maiores e exigem mais energia para funcionar , no entanto os seus componentes são tipicamente mais espalhar-se, permitindo a mais fácil de resfriamento. Placas-mãe ATX também têm mais slots de expansão do que outros fatores de forma. Micro- ATX motherboards slots de expansão de sacrifício para um tamanho mais compacto e baixo consumo de energia , permitindo que eles se encaixam em casos menores. Mini-ITX motherboards normalmente só tem um slot de expansão único e são extremamente compacto. Eles são a intenção de mini- pcs e set- top boxes .
Slots de Expansão
Os slots brancos são slots de expansão PCI padrão.
Motherboards usar slots de expansão para aumentar as suas capacidades. Os cartões de expansão são utilizados para melhorar a capacidade gráfica de um computador , a capacidade de áudio ou desempenho de rede . O número e tipo de slot de expansão em uma placa-mãe determina a capacidade de essa placa-mãe a se expandir. PCI é um formato padrão para placas de expansão ea maioria das placas-mãe tem pelo menos dois slots de expansão PCI . AGP é um formato mais antigo para expansões de placas gráficas . PCIe é o novo padrão de expansões de placas gráficas . Motherboards projetado para jogos , por vezes, terá slots de expansão duas placas gráficas para permitir múltiplas placas de vídeo para ser utilizado em paralelo. A maioria das placas-mãe também possuem dois slots de expansão RAM.
Conectores
Esta placa-mãe apresenta uma variedade de conectores. Da esquerda para a direita, temos: teclado e mouse , impressora , vídeo, USB e rede, e áudio.
Além de slots de expansão , placas-mãe possuem uma série de conectores menores para conexão com unidades de disco rígido , unidades de disco e outros dispositivos. Muitos sistemas mais antigos utilizados cabos planos conhecidos como cabos IDE ou PATA para conectar placas-mãe para unidades de disco e discos rígidos. Estes foram substituídos por cabos SATA mais rápidos nas unidades mais recentes e placas-mãe . Muitas placas-mãe possuem uma combinação de cabos SATA e PATA para permitir aos utilizadores ligar unidades de disco ambos mais novos e mais velhos. Dependendo do seu áudio integrado , vídeo e capacidades USB , placas-mãe também contará com uma combinação de áudio dentro e fora tomadas , saída de vídeo portos, e portas USB. A maioria das placas-mãe também contará com uma placa de rede onboard e uma porta de rede.