Em 1903, o sistema prisional do estado de Nova York foi o primeiro a usar impressões digitais para identificar criminosos . Hoje , a identificação biométrica permite maiores padrões de segurança e identificação que utilizam sistemas de imagens de scanner de alta definição e tecnologia de chip de computador. Smart Cards
cartões inteligentes usam um chip de computador integrado que fornece informações pessoais e biométricos sobre o titular do cartão . Cada chip inclui restrições de acesso , duas impressões digitais , uma história biográfica e um registro das perguntas de segurança feitas . O cartão também exige uma verificação pessoal de identidade ( PIV ) de certificação que exige uma análise biométrica de uma pessoa usando a biometria tais como varreduras de voz , exames de íris, impressões digitais ou análise de DNA. A certificação PIV também inclui uma investigação biográfica completa.
Vascular Pattern Recognition
reconhecimento de padrão vascular ou autenticação padrão das veias usa luz infravermelha e imagens de computador para transmitir imagens de um indivíduo de padrões dos vasos sanguíneos para identificação. A tecnologia também pode avaliar o fluxo de sangue dentro de uma mão , um olho ou dedo , tornando o processo de identificação impossível de duplicar.
Tridimensional Imagem Rosto
Em 2008, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia determinou que o rosto de imagem bidimensional era " improvável para produzir precisão aceitável de reconhecimento facial . Contudo, o desenvolvimento de sistemas de imagens tridimensionais tem feito agora é possível comparar rostos individuais com base em sua única dimensões do crânio .