O Projeto Biblioteca Google Books é um esforço do Google para criar um catálogo online de milhões de livros , muitos dos quais têm direitos de autor , verificando-as em um formato digital que pode ser facilmente indexados e pesquisados por pessoas que não puderam caso contrário, encontrar os livros, porque muitos estão fora de catálogo . O projeto criou alguma controvérsia entre editores e autores , que temiam as suas obras com direitos autorais poderia ser acessada sem qualquer compensação aos titulares dos direitos . Background Fotografia de
No final de 2004 , o Google anunciou um novo esforço para parcerias com algumas das maiores bibliotecas universitárias do mundo e criar versões digitais de milhões de livros. A empresa em parceria com as bibliotecas de universidades de Harvard , Michigan e Stanford para digitalizar livros protegidos por direitos autorais , além de trabalhar com a New York Public Library e Universidade de Oxford para digitalizar obras "domínio público" que já não estavam protegidos por direitos autorais. Em um artigo da Associated Press agosto 2005 publicado pela revista Wired , o Google tinha posicionado o projeto como um " esforço altruísta " para permitir que as pessoas acessem alguns dos livros mais raros nas coleções das maiores bibliotecas.
Controvérsia
Muitos editores e autores oposição projeto de digitalização de livros do Google , porque temiam fazer versões digitais de livros disponíveis na internet levaria a duplicação e distribuição não autorizada . Eles também estavam com medo de que o Google seria capaz de gerar receitas de publicidade por meio do índice de livros, sem pagar taxas de royalty para as editoras detentoras de direitos autorais . Além disso , os bibliotecários também estavam preocupados que o Google teria muito controle sobre os materiais que são uma parte chave das coleções das bibliotecas.
Liquidação
Os Autores aliança ea Associação de Editoras Americanas entraram com processos contra o Google alegando que o projeto de digitalização de livros não respeitar os direitos dos proprietários de direitos autorais. Em outubro de 2008 , as partes concordaram em um acordo, o que permitiu que o Google a continuar fazer os livros fora de impressão disponível on-line, tanto para leitura e compra. Sob o acordo, o serviço de livros do Google é permitido mostrar até 20 por cento do texto de um livro sem nenhum custo para o serviço. A versão digital do livro inteiro poderia ser disponibilizado on-line para uma taxa. Além disso, as instituições de ensino e bibliotecas pode comprar assinaturas para acessar livros. Google recebe 37 por cento da receita do serviço de livros on-line, enquanto 63 por cento vai para autores e editoras.
Tecnologia
acordo com um artigo de Abril de 2009 pela National Public Radio , o Google desenvolveu uma tecnologia de digitalização que permitiu uma varredura digital de um livro para ser mais exato e causam menos danos ao livro. A tecnologia envolvida uma câmera infravermelha que pode discernir a forma tridimensional eo ângulo de páginas do livro quando deitadas no scanner. Este substituiu soluções mais antigas que usavam uma placa de vidro para achatar cada página do livro, ou a remoção da encadernação de livros.