Um processador multi-core é um die do processador que contém vários núcleos de processador com fio em uma única unidade . Isto é diferente do que tem vários processadores instalados em um sistema . Neste último cenário, cada CPU separada tem seu próprio soquete da CPU e acesso aos seus próprios recursos dedicados. Em um sistema de processador multi-core , o processador fica em um soquete, e os recursos - como os LLCs , controladores de memória e hardware pré-busca - são compartilhados entre os núcleos. Aspectos relativos à alimentação
Um processador multi-core corre mais rápido do que um único processador , como resultado , ele precisa de mais energia elétrica . Estes resultados de energia adicional em calor adicional , que por sua vez aumenta o consumo da arquitetura de refrigeração do computador . Outra consideração é a exigência de energia de bateria para laptops de processadores multi-core. Um laptop multi-core precisa de uma bateria mais potente para suportar o chip mais rápido por um longo período de tempo.
Velocidade
Um processador multi-core não é igual a o mesmo número de processadores separados . Por exemplo, um processador quad -core não é quatro vezes mais rápido do que um único processador. A velocidade real de um processador multi-core cai em algum lugar entre um processador single-core do mesmo tipo , e vários processadores igual à contagem de núcleo. Exatamente onde o processador multi-core cai nesta faixa depende da velocidade de cada núcleo eo número total de núcleos.
Custo
Multi-core processadores custam mais do que os seus homólogos de núcleo único . No entanto, porque eles compartilham alguns recursos de hardware , processadores multi-core tendem a custar menos do que o custo combinado da mesma contagem de múltiplos processadores .
Software Disponível
regular aplicações de software será executado em um processador multi-core , na verdade, eles vão correr de forma mais eficiente , especialmente em cenários de multitarefa . A principal desvantagem é que a partir de 2010 , não há muito o software escrito para tirar verdadeiro proveito do ambiente de processamento multi-core . Para aproveitar o poder de um sistema multi-core, o sistema operacional deve reconhecer multi- threading, e o software deve ser escrito usando simultânea tecnologia multi-threading ( SMT ) .
Requisitos de hardware
Um processador multi-core deve ter o hardware adequado para reconhecer e apoiá-lo. Sistemas de computadores mais antigos podem não ser compatíveis com a nova tecnologia multi-core , nestes casos é necessária uma nova placa-mãe, que é compatível com o processador multi-core . Aquisição de uma nova placa-mãe também pode exigir a compra de outro novo hardware , dependendo da configuração da placa-mãe .