Solucionar um problema com o computador desafia até mesmo o técnico mais experiente , porque os sintomas dos principais componentes defeituosos são muito semelhantes. Portanto inspeção visual de problemas óbvios , seguido de eliminação de possíveis causas dos sintomas , é essencial para determinar o verdadeiro culpado . Um microprocessador ou CPU , é especialmente difícil de diagnosticar , porque é quase impossível delimitar entre uma CPU ou problema placa sem substituir o próprio processador . Ainda assim, existem alguns truques para ajudar a identificar um problema de CPU, apesar de substituição ainda pode ser uma exigência. Instruções
1
Abra a caixa do computador , seguindo o manual de instruções do caso, e ligue o computador. Localize um grande cubo apontando para cima da placa-mãe grande e retangular que provavelmente será que coloca dentro de plano, contra o lado oposto do caso. O cubo é um dissipador de calor e ventilador, que resfria a CPU abaixo dela. Verifique se o ventilador está girando. Se ele não estiver girando , a questão é um dos calor, o que pode ou não pode ser corrigida através da substituição do ventilador, dependendo se o calor danificou a CPU.
2
Reinicie o sistema e ouvir qualquer " bips " que são emitidos a partir do computador . Um sinal sonoro longo fôlego possivelmente significa um problema com o processador , especialmente se o sistema não vai continuar a arrancar. Você também pode querer fazer referência os beeps no manual da placa-mãe para um maior conhecimento quanto ao seu significado , uma vez que nem todas as placas-mãe emitem os mesmos códigos .
3
Verifique a fonte de alimentação usando um medidor de tensão ou medidor de energia de alimentação dedicada . A tensão para a placa-mãe e CPU deve ser de 12V. Se não, o problema poderia ser com a fonte de alimentação , e substituí-lo é a única maneira de determinar que, com certeza.
4
Remova todos os componentes do sistema, exceto para os de CPU, os fãs , a inicializar disco rígido e uma vara de memória. Se você não tem uma placa de vídeo integrada, você vai ter que manter a placa de vídeo também. Use um grande ventilador de quarto para soprar sobre todos os componentes para eliminar a possibilidade de problemas de aquecimento . Se os problemas persistirem, você sabe que é em um desses dispositivos, incluindo a placa-mãe . Se o problema se foi, sua CPU não é o problema .
Trocar uma das barras de memória RAM e tente novamente. É improvável que várias barras de memória RAM foi ruim ao mesmo tempo , então você provavelmente já excluídos RAM com defeito, se o problema persistir .
Se o computador não está inicializando , desconecte o disco rígido e ver se o que você obter o mesmo erro . Se assim for , não é o disco rígido, a não ser que o erro é sempre "Não é possível encontrar a unidade 0 " ou algo semelhante , caso em que o problema é o disco rígido , o cabo ou o controlador de disco rígido.
Substitua a placa de vídeo , se estiver usando um externo , e reiniciar para eliminar essa possibilidade. Se o problema persistir , o problema é provavelmente na CPU ou placa-mãe.
5
Substitua a CPU através da remoção do dissipador de calor e ventilador e girando a alavanca para abrir a CPU da placa-mãe . Limpe o dissipador de calor e reaplicar a pasta térmica antes de recolocar -lo. Uma vez que a substituição está completamente instalado , reiniciar o equipamento para teste. Se os problemas persistirem , é provável que não era o seu CPU , mas a placa-mãe.