placas-mãe modernas, como a Asus P5Q Pro normalmente tem quatro slots para colocar memória de acesso aleatório (RAM) módulos na placa-mãe para uso pelo sistema operacional. É , no entanto , muito importante que os módulos de memória RAM satisfazer as especificações de placa-mãe para o tipo , tamanho e configuração do módulo . Qualquer desvio pode causar a memória RAM para ser reconhecido pela placa-mãe ou do sistema operacional e pode causar erros durante o uso do computador. Você também pode encontrar módulos de memória ruins e vai ter que solucionar problemas de memória para determinar quais módulos são ruins. Instruções
1
Verifique se você está usando os módulos de memória adequados para o seu Asus P5Q . Esta placa-mãe requer DDR2 Dual- Módulos de Memória Inline ( DIMMs ) , com uma capacidade máxima de memória de 16 gigabytes (GB). Deve ser não - ECC ( também conhecido como nonparity ) e memória não tamponada . A velocidade da memória não é crítica, ea placa-mãe vai lidar com a memória DDR2 a velocidades de 1300, 1200, 1066, 800 ou 667 megahertz. A P5Q Pro não funcionará com DIMMs que são compostas de 256 fichas megabyte ou menor. Se os seus módulos de memória não atender a esse requisito , é necessário substituí-los.
2
Verifique o BIOS da placa-mãe ( sistema de entrada /saída básico ) informações para determinar se a capacidade de memória completo está disponível na placa-mãe . Esta informação geralmente aparece na tela durante o Power On Self Test (POST) antes do carregamento do sistema operacional , ou pode ser acessado abrindo a BIOS , pressionando a tecla "Delete" enquanto a informação POST está na tela . Na tela principal do BIOS , usou as teclas de setas para mover para baixo para "Informações do sistema " e clique em " Enter". O tamanho utilizável da memória do sistema será exibida.
3
executar um sistema operacional de 64 bits, como o Windows 7 de 64 bits se o seu tamanho da memória é de 4 GB ou superior e placa-mãe reconhece toda a memória instalada, mas o sistema operacional não reconhece isso. Os sistemas operacionais como o Windows 7 de 32 bits não vai reconhecer mais do que cerca de 3 GB de memória, independentemente da quantidade de memória instalada . Para tirar o máximo proveito da maior capacidade de memória , atualizar seu sistema operacional para 64 bits.
4
Verifique para garantir que todos os seus módulos de memória estão bem encaixados nos slots. Desligue o computador e desconecte-o para remover a alimentação à placa-mãe . Abra a caixa para acessar a placa-mãe . Pressione suavemente , mas com firmeza em cada um dos quatro módulos de memória. Os clipes de retenção em cada extremidade dos slots deve estar firmemente ligado aos entalhes nas extremidades de cada DIMM. Se você está inseguro , remova os módulos de memória e reinsira cada módulo , pressionando para baixo até ouvir os clipes de retenção se encaixem no lugar .
5
Testar os módulos de memória e slots de memória dois de cada vez. Remova os quatro módulos de memória , insira dois deles no primeiro e terceiro slots de memória , ligue o computador e ligá-lo. Se o BIOS e sistema operacional reconhecer tanto a plena capacidade, desligar o computador , desligue-o e remova os dois DIMMs . Pegue os outros dois módulos e inseri-los nos slots segunda e quarta memória , ligue o computador e ligá-lo. Se durante o processo de testar os módulos de memória que você vê metade da capacidade de memória que o esperado, que indica que você tem um módulo de memória ruim ou um slot de memória ruim.
6
Verifique cada um dos módulos de memória individualmente , seguindo o mesmo processo . Você está interessado especificamente nos módulos de memória , porque se um slot de memória é ruim , não é substituível pelo usuário e você terá que substituir a placa-mãe . Usando o mesmo processo , testar cada DIMM individualmente na primeira ranhura da memória . Se um dos módulos é ruim , o computador não inicializa ou você receberá um erro quando você ligar o computador . Se você tiver um módulo de memória ruim , você deve substituí-lo.