MicroATX , um fator de forma de placa-mãe da Intel, é uma extensão natural do fator de forma ATX tradicional . Intel projetou para abordar as novas tendências no mercado de PCs , bem como o advento de novas tecnologias. Tal como o nome sugere , placas-mãe microATX são menores do que ATX , permitindo a produção de pequenos computadores . Características físicas
A placa-mãe microATX não pode ser maior em tamanho do que 9,6 polegadas por 9,6 polegadas . Para efeito de comparação , uma placa-mãe ATX pode ser de até 9,6 polegadas por 12 polegadas de tamanho.
Intel afirma que esta redução no tamanho também vem com uma redução correspondente exigido tamanho da fonte de alimentação . A empresa observa que esta redução também prevê um sistema de custo total mais baixo .
Compatibilidade
O formato microATX é especificamente projetado para ser totalmente compatível com o ATX tradicional formato . As placas de utilizar os mesmos pontos de fixação como as placas ATX tradicionais , o que significa que uma placa microATX pode ser usado em qualquer torre de ATX . Além dos pontos de montagem , placas microATX também compartilham os mesmos E /S painéis, os mesmos conectores de alimentação , bem como os mesmos chipsets com placas ATX. Placas MicroATX são compatíveis com a AMD , Intel e VIA CPUs (ver referência 3).
Expansão
bordo A microATX suporta mais de quatro slots de expansão . Para compensar esta falta de capacidade de expansão , os fabricantes costumam incluir periféricos integrados de contornar a necessidade de PCI adicional ou PCI-E cartões. Estes periféricos costumam incluir chips integrados de som, portas Ethernet integradas , bem como adaptadores gráficos integrados (ver referência 2 ) .