O fator de forma ATX foi criado em 1995 pela Intel , a fim de melhorar o fator de forma AT, que havia sido criado pela IBM. O fator de forma AT nunca havia sido formalizado , apesar de ter se tornado um padrão de fato . O fator de forma ATX , no entanto, foi formalizada e ainda era comumente usado a partir de novembro de 2010. Intel fez tentativa de substituir o fator de forma com um modelo mais novo , chamado de fator de forma BTX . Disposição
A placa-mãe ATX padrão é de 12 cm de largura por 9,6 cm de profundidade . Um fator de forma de placa-mãe padrão ATX possui 12 furos de montagem. Slots de expansão para a placa-mãe ATX deve ser colocado no lado esquerdo do tabuleiro. A especificação ATX também prevê o fornecimento de energia a ser instalado à direita da placa-mãe. O painel traseiro deve ser exatamente 6,25 " de largura por 1,75 centímetros de altura. Maioria dos outros componentes podem estar localizados em qualquer lugar , com base nas necessidades do fabricante da placa .
Requisitos de Alimentação
o fator de forma ATX exige que o fornecimento de energia para a placa-mãe ser uma de 20 pinos ou uma fonte de alimentação de 24 pinos Molex . a fonte de alimentação deve fornecer 12 volts de energia . Além disso, uma fonte de alimentação de quatro pinos para o CPU ventilador deve ser localizado ao lado do slot de CPU.
Outras considerações
o slot de CPU deve estar localizado perto da fonte de alimentação no lado direito do ATX chassi de forma que ele pode ajudar a manter a refrigeração do CPU. o fator de forma ATX também foi refeito para a " Mini ATX " fator de forma. Este formato se encaixa um chassi padrão ATX , mas corta parte do lado esquerdo da placa-mãe.