? Complementary Metal - Oxide - Semiconductor , ou CMOS, RAM armazena as configurações do BIOS editável pelo usuário do computador , permitindo configurações personalizadas a persistir enquanto o computador não está sendo executado. Memória CMOS é volátil , por isso, é necessária uma fonte constante de energia , como os dados armazenados são perdidos se a energia é cortada . Em computadores mais antigos , a senha do BIOS também é armazenado na memória CMOS, com sistemas de computadores recentes que utilizam memória EEPROM no chip de BIOS para essa função , que pode reter a senha sem poder. CMOS RAM Fonte
Uma pequena bateria na placa-mãe do computador fornece os CMOS com potência constante . A maioria dos computadores usam uma CR2032 de 3 volts , que pode durar vários anos , dependendo de fatores como temperatura , ea quantidade de tempo que o computador está sem alimentação . A bateria só é necessária quando o sistema está desligado , ou o interruptor de alimentação principal está desligado. Quando você desligar o computador usando o botão na parte frontal do caso, o fornecimento de energia ainda fornece uma pequena tensão para a placa-mãe , o que permite que ele seja executado em modo de espera, e isso também alimenta o CMOS. A bateria on-board também fornece energia para o relógio em tempo real do computador , permitindo-lhe manter a hora correta.
Sintomas de uma bateria descarregada
Embora as baterias CMOS normalmente têm uma vida longa, eles se esgotam e geralmente apresentam sinais de alerta como a sua tensão cai antes de parar de funcionar completamente . Um dos principais sinais é o relógio deriva do computador , embora em alguns casos, isso pode ser difícil de detectar como o Windows pode reiniciar automaticamente o relógio para a hora correta usando um servidor de horário na Internet. Uma vez que a tensão na bateria se torna muito baixo para alimentar a memória CMOS , a memória pode ser corrompido , o que impede o computador de inicialização . Alternativamente, as configurações podem ser perdidos completamente , levando a uma mensagem de erro CMOS quando o computador é inicializado .
Substituir a bateria
Se sua bateria CMOS falhar, substituição requer apenas uma chave de fenda Phillips para abrir o gabinete do computador . CR2032 pilhas moeda de 3 volts estão amplamente disponíveis. Depois de abrir o caso , localize o suporte da bateria na placa-mãe . É um pequeno suporte de plástico redondo, com uma bateria cortada no lugar. Levante cuidadosamente o clipe com uma unha , e retire a bateria . Deslize a bateria de substituição sob o clipe, até que seja devidamente localizado no suporte com o sinal "+ " na parte superior da bateria. Se feito com cuidado enquanto o computador estiver desligado, mas ainda ligado na tomada, o poder de espera para a placa-mãe deve parar as configurações existentes sejam perdidos , mas certifique-se que você pode recriá-los , se necessário.
Redefinição o CMOS
Se a voltagem da bateria fica muito baixa para alimentar a memória CMOS corretamente, os valores armazenados podem ser corrompidos , e isso pode impedir o computador de inicialização . Mesmo configurações válidas , se aplicado de forma incorreta no BIOS , como a definição muito alta a freqüência da CPU ou similar pode impedir o computador de iniciar . Neste caso, muitas vezes você pode trazer o computador de volta à vida , limpando completamente a RAM CMOS. Primeiro, desligue o computador. Remova a bateria e aguarde pelo menos 60 segundos antes de substituí-lo. Algumas placas-mãe tem dois pinos perto da bateria que pode ser em curto com um jumper ou chave de fenda para descarregar a energia restante , alternativamente, você pode conectar os terminais positivo e negativo da bateria juntos por alguns segundos para drenar toda a energia armazenada . Substitua a bateria e tente reiniciar o computador. O computador deve então começar a bota, mas alertá-lo de que a memória CMOS foi apagado , e permitem que você entrar na BIOS para reinserir suas configurações.