Cerca de 95 por cento dos laptops no mercado usam um cartão de PC desenvolvido pela PCMCIA. Estes são essenciais para adicionar funcionalidade laptop , como conexões de modem e visualização de TV com sintonizadores de TV. Enquanto ainda um meio eficiente e eficaz para periféricos portáteis, placas de PC estão se tornando insuficiente para atender às demandas de aplicações intensivas de dados de hoje. Equívocos
cartões de PC são muitas vezes erroneamente chamado de cartões PCMCIA . Um cartão PC refere-se ao dispositivo periférico de computador e uma conexão real , enquanto PCMCIA refere-se à organização da indústria cartão de PC, chamado Personal Computer Memory Card International Association - que estabelece padrões de cartão de PC. Embora a indústria de computadores , uma vez usado PC e PCMCIA alternadamente , a Associação PCMCI prefere o termo cartão PC.
História
O PCMCIA desenvolveu o padrão de cartão de PC durante o final da década de 1980 e início da década de 1990 , em resposta ao crescente uso de laptops e da necessidade de uma porta padronizada para o número cada vez maior de aplicativos e dispositivos para dispositivos móveis. Levou apenas alguns anos antes de a indústria de computadores adotado cartões de PC como a escolha de interface de novos periféricos.
Tipos
A primeira versão do cartão PC , lançado em Junho de 1990 , só poderia lidar com transferências de memória a uma taxa de 7,84 megabytes por segundo no modo mais rápido. O cartão PC 2.0 usado de memória de 16 bits e transferidos dados a velocidades de até 20 megabytes por segundo. Em 1995 , o último grande lançamento do cartão PC, 3.0 - conhecido como " CardBus " - velocidade de 132 megabytes por segundo permitido
instalar uma placa PC
. embora a maioria dos laptops vêm com uma interface de cartão de PC já instalado , o consumidor deve certificar-se que um e todos os drivers necessários instalados - a maioria requer 3 ou 4 condutores - antes de adicionar um dispositivo de placa de PC. Além disso, a maioria dos periféricos de cartão de PC vem com drivers adicionais específicos para o dispositivo que precisa ser instalado. Uma vez feito isso , o usuário só precisa conectar o cartão de PC e reinicie o computador .
Potencial
Embora ainda amplamente utilizado , cartões de PC estão a extinguir a favor de o ExpressCard muito mais rápido. Um ExpressCard transferências de dados a mais rápida de 2,5 gigabytes por segundo , tem uma interface menor do que o cartão de PC regular, custam menos e permite que novos tipos de aplicações , como adicionar mais memória. Além disso, desktops e computadores portáteis podem usar o padrão ExpressCard.