? Quando os discos rígidos primeiro fez o seu caminho para os computadores , os designers queria uma conexão de alta velocidade para minimizar o tempo de espera quando o computador estava acessando os dados na unidade . Até aquele momento , os sistemas operacionais havia sido carregado na memória do sistema, ou RAM , que forneceu extremamente rápido tempos de busca para os dados armazenados lá. A primeira interface para conectar discos rígidos , e mais tarde CD e DVD , foi chamado de IDE /ATA. História
A interface IDE , que é representado dentro de um computador , pelos cabos de fita cinza largura e plugues de 40 pinos , originou-se com uma empresa chamada Quantum , que estava tentando uma maneira fácil de conectar o precursores para discos rígidos modernos aos slots de expansão do computador . Esta abordagem colocado que é chamado de controlador - uma placa de circuito especial que opera a unidade de disco rígido - na própria unidade, em vez de um cartão de expansão separado
Crescimento
< br. >
Utilizando este projeto simples , que finalmente encontrou seu caminho para o moderno , de 3,5 polegadas carro disco rígido , a interface IDE logo se tornou o padrão para computadores desktop. Uma versão menor da interface foi mesmo concebido para computadores portáteis. Permitir que dois dispositivos por canal ( de um único cabo que liga duas unidades ), a interface IDE também permitiu uma maior capacidade de expansão e flexibilidade.
Estabilidade
Com o tempo, a interface IDE /ATA evoluíram , mas sempre manteve compatibilidade com versões anteriores - ou seja, um novo computador com conectores IDE de 40 pinos , pode ligar praticamente qualquer dispositivo anterior, mesmo que o novo computador aproveitou em upgrades de velocidade e de transmissão de dados mais tarde revisões da norma . Essa estabilidade também contribuiu para o crescimento da interface, fornecendo um padrão confiável para os desenvolvedores para construir.
Mudança
Na década de 1990 , o padrão ATA Ultra foi introduzido , a maior e uma das últimas atualizações graves para a interface IDE de 40 pinos venerável . Permitindo que as taxas de transferência muito mais altas , para acomodar discos rígidos maiores e uma sede maior para os dados , o padrão ATA Ultra ganhou grande aclamação , mas também destacou as limitações físicas finais do projeto de 40 pinos . Além das limitações de largura de banda , as portas se mostrou frágil , com os pinos dobrados facilmente , especialmente quando os discos rígidos foram trocados regularmente.
SATA
SATA ou Serial ATA , entrou em cena no início de 2000 , oferecendo velocidades de transferência de 1,5-6,0 Gb /s , significativamente mais rápido do que a antiga interface de 40 pinos . Embora ainda considerado parte da família IDE, o padrão SATA incorporados novos dados e interfaces de alimentação no chassi e placa-mãe , tornando-os fisicamente incompatível , pela primeira vez desde que a interface foi introduzido. Muitos computadores retido capacidade para trás , colocando ambos os tipos de portas na placa-mãe . Mas, no final da década de 2000 , os fabricantes de disco rígido tinha tudo, mas abandonou a interface de 40 pinos como capacidade do disco rígido fez as conexões mais lentas inviáveis para apoiar .