O Video Ram (VRAM) é um tipo de memória de acesso aleatório (RAM) projetado especificamente para armazenar dados de imagem para uma tela de computador. Ao contrário do System Ram, que lida com o processamento geral de dados, o objetivo da VRAM é manter os dados do pixel necessários para exibir uma imagem na tela, bem como as instruções de como exibir esses dados (por exemplo, comandos de desenho).
Principais características do VRAM que o distinguem do sistema RAM:
*
Alta largura de banda: O VRAM precisa transferir uma grande quantidade de dados muito rapidamente para acompanhar a taxa de atualização da tela; portanto, geralmente possui largura de banda muito maior que o System RAM.
*
Acesso portado: Muitos chips de VRAM oferecem acesso duplo, o que significa que a CPU e a GPU podem acessar a memória simultaneamente sem interferir entre si. Isso é crucial para o desempenho gráfico suave.
*
otimizações específicas: O VRAM é frequentemente otimizado para funções gráficas específicas, como operações de mapeamento e renderização de textura rápida.
Embora o termo "vram" ainda seja usado, as placas gráficas modernas geralmente não usam chips VRAM dedicados da mesma maneira que as placas mais antigas. Em vez disso, a placa gráfica usa uma parte da RAM do sistema (chamada GDDR ou HBM - Taxa de dados duplos gráficos ou alta memória de largura de banda) dedicada apenas ao processamento gráfico. Embora a memória seja tecnicamente RAM do sistema, ela funciona de maneira semelhante à VRAM tradicional e ainda é frequentemente chamada de VRAM em um sentido coloquial.