O sistema operacional
(OS) é o componente principal que permite que os dispositivos de hardware em um computador se comuniquem e os mantém funcionando com eficiência. O sistema operacional atua como intermediário, gerenciando recursos e fornecendo uma interface consistente para os aplicativos interagirem com o hardware. Ele lida com tarefas como:
*
Drivers de dispositivo: Esses são programas de software que permitem que o sistema operacional se comunique com dispositivos de hardware específicos (por exemplo, um driver de impressora, um driver da placa gráfica). O sistema operacional usa drivers para traduzir comandos do software em instruções que o hardware entende.
*
Manuseio de interrupção: Os dispositivos de hardware podem interromper a CPU para sinalizar que precisam de atenção (por exemplo, uma tecla pressione no teclado). O sistema operacional gerencia essas interrupções, determinando qual dispositivo precisa de serviço e priorizar as tarefas de acordo.
*
Alocação de recursos: O sistema operacional gerencia a alocação de recursos do sistema, como tempo da CPU, memória e espaço de armazenamento entre diferentes programas e dispositivos de hardware, garantindo um uso justo e eficiente.
*
Gerenciamento de memória: O sistema operacional controla como a memória é usada, alocando -a para programas e dispositivos conforme necessário e liberando a memória quando não for mais necessário.
*
Sistema de arquivo: O sistema operacional gerencia a organização e o armazenamento de arquivos em discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento, permitindo que aplicativos e hardware acessem dados.
Enquanto o sistema operacional é o principal orquestrador, o firmware
(Software de baixo nível incorporado no próprio hardware) também desempenha um papel crucial no processo de inicialização inicial e no controle básico de hardware. O BIOS (ou UEFI) é um exemplo comum de firmware. No entanto, o sistema operacional é responsável pelo gerenciamento e comunicação em andamento e de alto nível entre todos os componentes de hardware.