Não é preciso dizer que existem apenas "quatro frequências de barramento do sistema" usadas pelos processadores Intel atuais. Aqui está o porquê:
*
processadores modernos não usam uma única frequência de barramento de sistema dedicado. Os dias de um único barramento de sistema dedicado acabou. Os processadores modernos da Intel usam uma rede interconectada mais complexa de componentes que se comunicam usando vários protocolos e frequências.
*
diferentes processadores têm diferentes arquiteturas e frequências de barramento. As frequências e protocolos específicos utilizados variam entre gerações de processador, famílias e até modelos individuais nessas famílias.
Em vez de listar frequências específicas, aqui está um detalhamento dos principais componentes e dos conceitos gerais:
Componentes -chave: *
DMI (interface de mídia direta): Essa interface de alta velocidade conecta a CPU ao chipset (que gerencia memória, periféricos e outros componentes). É uma parte essencial da comunicação dentro do sistema.
*
pcie (componente periférico Interconect Express): Esse padrão de barramento é usado para conectar periféricos de alta velocidade, como placas gráficas, SSDs NVME e cartões de rede ao processador.
*
barramento de memória: Isso conecta a CPU à RAM. A frequência do barramento de memória afeta diretamente a velocidade na qual a CPU pode acessar dados.
Entendendo as frequências: *
Frequência da CPU: A velocidade na qual o núcleo da CPU opera. É normalmente expresso em GHz.
*
Frequência do barramento de memória: A velocidade na qual os dados viajam entre a CPU e a RAM.
*
PCIE Frequência: A velocidade na qual os dados viajam entre os dispositivos CPU e PCIE.
Encontrar informações para processadores específicos: Para obter frequências específicas para um processador Intel específico, você pode:
1.
Consulte a documentação oficial da Intel: Pesquise as especificações do processador no site da Intel.
2.
Use CPU-Z: Essa ferramenta gratuita fornece informações detalhadas sobre os componentes do seu sistema, incluindo as frequências dos vários ônibus.
Nota importante: A Intel apresenta constantemente novas tecnologias e arquiteturas. As informações sobre frequências específicas são melhor obtidas de fontes oficiais para o processador específico em que você está interessado.