Um dispositivo intermediário
Na rede, é qualquer dispositivo que esteja entre a fonte e o destino dos dados. Esses dispositivos facilitam a comunicação e gerenciam o fluxo de dados. Aqui estão alguns exemplos:
*
roteadores: Esses dispositivos conectam redes diferentes e determinam o melhor caminho para os dados viajarem.
*
interruptores: Esses dispositivos conectam dispositivos em uma única rede e dados de encaminhamento com base em endereços MAC.
*
firewalls: Esses dispositivos atuam como pontos de verificação de segurança, bloqueando o acesso não autorizado e protegendo as redes de ameaças externas.
*
Balanceadores de carga: Esses dispositivos distribuem o tráfego em vários servidores, garantindo o desempenho e a disponibilidade ideais.
*
proxies: Esses dispositivos atuam como intermediários entre clientes e servidores, dados de cache, fornecendo anonimato e melhorando a segurança.
*
gateways: Esses dispositivos atuam como uma ponte entre diferentes tipos de rede, como conectar uma rede local à Internet.
*
Pontos de acesso sem fio (waps): Esses dispositivos permitem que os dispositivos sem fio se conectem a uma rede com fio.
Principais recursos de dispositivos intermediários: *
Encaminhando pacotes de dados: Eles recebem pacotes de dados da fonte e os encaminham para o destino com base em regras específicas.
*
Tradução de endereço de rede (NAT): Eles podem traduzir endereços IP privados para endereços IP públicos e vice -versa.
*
Segurança Aplicação: Eles podem filtrar o tráfego, bloquear conexões maliciosas e aplicar políticas de segurança.
*
Gerenciamento de tráfego: Eles podem gerenciar o tráfego de rede, priorizar os fluxos de dados e impedir o congestionamento.
Em essência, qualquer dispositivo que ajude os dados a obter do ponto A ao ponto B e execute algum tipo de processamento ou controle ao longo do caminho pode ser considerado um dispositivo intermediário.