Onisciente é um adjetivo que significa “ter conhecimento total, saber tudo”. É usado para descrever alguém ou algo que sabe tudo. Por exemplo, o personagem Gandalf, o Cinzento, de O Senhor dos Anéis, é frequentemente chamado de onisciente porque parece saber tudo o que está acontecendo na história.
Onisciência é um dos atributos de Deus em muitas religiões. Acredita-se que Deus conhece tudo o que passou, presente e futuro, e que não há nada que Ele não saiba. Em algumas religiões, como o hinduísmo, a onisciência também é atribuída aos Vedas, que são os textos sagrados da religião.
Na filosofia, o conceito de onisciência tem sido objeto de muito debate. Alguns filósofos argumentaram que a onisciência é impossível, porque exigiria o conhecimento de todos os fatos do universo, que é um número infinito de fatos. Outros argumentaram que a onisciência é possível, mas apenas se Deus existir e se Deus for a fonte de todo o conhecimento.
Independentemente de ser ou não possível, a onisciência é um conceito fascinante a ser considerado. É um lembrete de que pode haver mais para saber sobre o mundo do que podemos imaginar.