? Organizações que produzem grandes quantidades de dados , muitas vezes usar uma rede de computador separado para fins de armazenamento . Estas redes de área de armazenamento , ou SANs , normalmente contêm múltiplos dispositivos para armazenamento de documentos eletrônicos. Estes sistemas utilizam um número de unidade lógica , ou LUN , o esquema para identificar os vários dispositivos que compõem a rede de armazenamento. O sistema permite que os administradores LUN para atribuir acesso de armazenamento para dispositivos individuais dentro da rede. Área de Armazenamento de Rede
A SAN é todo o sistema de armazenamento separado utilizado por uma organização . Ele normalmente inclui servidores host , switches e subsistemas de armazenamento em disco . Os computadores usados pelos funcionários da organização se conectar aos subsistemas de armazenamento através das chaves . O sistema, então, utiliza os subsistemas de armazenamento para guardar documentos e outros dados gerados pelos funcionários. Números LUN não se aplicam a todos os dispositivos dentro de uma SAN . Em vez disso, os números de LUN existem para dispositivos dentro de um subsistema de armazenamento.
SCSI Bus
A Small Computer System Interface, ou SCSI, ônibus conecta dispositivos em uma rede de área de armazenamento. A sigla " iSCSI " identifica um System Interface Internet Small Computer , que fornece tecnologia SCSI através da Internet. Um barramento SCSI único consiste em até oito dispositivos . Cada dispositivo dentro do ônibus tem o seu próprio número de identificação LUN. O sistema de entrada /saída básico SCSI, ou BIOS , atribui um número de " 0" a " 7" para um barramento de 8 bits e "0" a "15" para um barramento de 16 bits .
para usar uma LUN para o armazenamento em um sistema SCSI , o administrador deve primeiro atribuir um alvo e um servidor ou cluster de servidores. A meta é uma entidade lógica que controla a conexão entre computadores servidores da organização e do LUN. Um alvo pode controlar o acesso a até oito dispositivos. Um iniciador comunica com o alvo , quando um servidor de procura para armazenar dados . Uma vez que o alvo concede acesso , o servidor pode armazenar dados no LUN. Tecnologia
Fibre Channel
Fibre Channel é a abordagem mais recente para a criação de um SAN . De acordo com a TechTarget , Fibre Channel está substituindo SCSI porque é três vezes mais rápido . Os dispositivos dentro de uma rede de armazenamento Fibre Channel também podem ter números de LUN . O administrador atribui um servidor ou cluster de servidores e uma ou mais portas em um adaptador de barramento de host para cada LUN. Não há metas para atribuir em um sistema de Fibre Channel.
Data Storage
Cada LUN pode atuar como uma unidade de disco físico para fins de armazenamento . Segundo a Microsoft, um LUN pode ser também uma seção de um disco , todo um conjunto de disco ou uma seção individual de uma matriz de disco . A matriz de disco é um grupo de duas ou mais unidades de disco. Os usuários podem acessar a LUN para ler e gravar dados.