Vários mídias de rede são em grande parte obsoletas e raramente são instaladas em novas redes. Estes incluem:
*
whileNet (10base5): Este cabo coaxial extremamente espesso era um padrão Ethernet inicial. Seu volume, dificuldade de instalação e flexibilidade limitada tornaram impraticável para qualquer coisa, exceto as maiores redes, e foi substituído por cabos coaxiais mais finos.
*
thinnet (10base2): Um cabo coaxial mais fino e gerenciável que o ThinNet, o ThinNet também era um padrão Ethernet. No entanto, foi amplamente substituído por cabos de pares torcidos e fibra óptica devido a limitações de velocidade e distância.
*
STP (par de torcida blindada): Embora o STP * ainda seja * usado em algumas aplicações de nicho (particularmente onde altos níveis de interferência eletromagnética são uma preocupação), é muito menos comum que o UTP (par de torção não blindado) para a maioria das redes novas, porque é mais caro e mais difícil de trabalhar.
*
anel de token: Essa topologia de rede usou um protocolo que passa token e cabos especializados. É completamente obsoleto.
É importante observar que, embora essas mídias estejam ausentes em novas instalações, você ainda pode encontrá -las em redes muito antigas e legadas que não foram atualizadas. Sua presença é um forte indicador de uma rede que precisa de modernização significativa.