A diferença entre as redes 10Base2 e 10Base-T reside principalmente em seus cabos e topologia:
*
10Base2 (ThickNet): *
cabo: Utiliza um cabo coaxial espesso (cerca de 0,25 polegadas de diâmetro). Este cabo é relativamente inflexível e difícil de trabalhar.
*
Topologia: Usa principalmente uma topologia de barramento. Todos os dispositivos estão conectados ao mesmo comprimento do cabo. Um sinal desce o cabo até atingir o dispositivo pretendido.
*
Comprimento máximo do segmento: 185 metros (607 pés).
*
conectores: Utiliza conectores BNC (Bayonet Neill-Concelman) para terminadores e conexões. Requer ferramentas especializadas para instalação. As torneiras são usadas para conectar dispositivos individuais ao cabo principal.
*
Terminação: Requer terminadores nas duas extremidades do segmento de cabo para evitar reflexões de sinal.
*
10base-t (par torcido): *
cabo: Usa cabeamento de par de torcido (normalmente categoria 3 ou melhor). Este cabo é muito mais fino, mais flexível e mais fácil de trabalhar do que o cabo da rede de espessura.
*
Topologia: Usa principalmente uma topologia em estrela. Todos os dispositivos estão conectados a um hub ou interruptor central.
*
Comprimento máximo do segmento: 100 metros (328 pés).
*
conectores: Usa conectores RJ-45, o mesmo tipo usado para a maioria das conexões Ethernet modernas. Estes são fáceis de conectar e desconectar.
*
Terminação: Os terminadores não são necessários em cada extremidade do segmento de cabo, pois o hub central ou o interruptor lida com a terminação do sinal.
Em resumo:10Base-T substituiu amplamente o 10Base2 porque ofereceu várias vantagens importantes:
*
Instalação e manutenção mais fácil: Os conectores de cabos de pares e pares de parto e RJ-45 são significativamente mais fáceis de trabalhar com os conectores de cabo de espessura e BNC.
*
escalabilidade: A topologia em estrela do 10Base-T facilita muito a expansão da rede adicionando mais dispositivos.
*
Isolamento de falhas: Se um dispositivo falhar em uma rede 10base-T, apenas esse dispositivo será afetado. Em uma rede de barramento 10base2, uma única falha pode reduzir o segmento inteiro.
*
Custo: Embora o custo inicial possa ter sido comparável nos primeiros dias, a facilidade de instalação e manutenção tornou 10base-T mais econômica a longo prazo.
O 10Base2 é essencialmente obsoleto hoje, substituído por 10base-T e seus sucessores usando velocidades mais altas e melhor cabos (como a categoria 5E, 6 e 6a). O "10" em ambas as designações refere -se à taxa de transferência de dados de 10 Mbps.