O layout do qwerty teclado não foi projetado para velocidade ou eficiência. Suas origens estão nas limitações dos primeiros aquitrifistas mecânicos. Especificamente:
*
Prevenindo os principais atolamentos: Os primeiros aquitrifistas usaram barras do tipo mecânico que atingiriam o papel. Quando as chaves adjacentes foram atingidas em rápida sucessão, as barras de tipo costumavam tocar. O layout de Qwerty foi projetado para separar combinações de cartas usadas com frequência que eram propensas a tocar. Isso reduziu a probabilidade de atolamentos, embora ao custo da velocidade.
É um equívoco comum de que Qwerty foi deliberadamente projetado para ser ineficiente. Embora não seja ideal para a velocidade, esse não foi o objetivo principal do design; Evitar falhas mecânicas foram. Posteriormente, foram desenvolvidos Dvorak e outros layouts que são comprovadamente mais rápidos, mas nunca ganharam adoção generalizada devido à enorme base instalada dos teclados QWERTY e à curva de aprendizado resultante associada à comutação.