Quando você clica com o mouse, um sinal é enviado para a unidade central de processamento (CPU) do computador. A CPU então interpreta o sinal e determina onde na tela o mouse foi clicado. Essas informações são então usadas para executar a ação apropriada, como abrir um arquivo ou mover o cursor.
O mecanismo específico pelo qual o computador reconhece o clique do mouse varia dependendo do tipo de mouse. No entanto, a maioria dos mouses usa uma tecnologia chamada rastreamento óptico. Os ratos de rastreamento óptico usam um pequeno diodo emissor de luz (LED) para iluminar a superfície abaixo do mouse. Uma câmera no mouse captura imagens da superfície iluminada e usa essas imagens para rastrear o movimento do mouse.
Quando você clica com o mouse, o mouse de rastreamento óptico detecta a mudança na luz refletida na superfície abaixo do mouse. Essa mudança na luz é então interpretada pela CPU como um clique do mouse.
Alguns ratos usam uma tecnologia diferente chamada rastreamento a laser. Os ratos de rastreamento a laser usam um diodo laser em vez de um LED para iluminar a superfície abaixo do mouse. Os mouses de rastreamento a laser são mais precisos que os mouses de rastreamento óptico, mas também são mais caros.
Independentemente do tipo de mouse, o mecanismo básico pelo qual o computador reconhece o clique do mouse é o mesmo. O computador detecta uma alteração na luz refletida na superfície abaixo do mouse e interpreta essa alteração como um clique do mouse.