computadores mainframe , originalmente utilizados na investigação e pelo governo, encontrou seu caminho para as grandes corporações durante o final dos anos 1950 e início dos anos 1960 . Composta de várias peças diferentes, alojados em grandes armários, que são pensados para ter dado o mainframe seu nome, que logo se tornou essencial em ambientes militares e corporativos. O desenvolvimento do microprocessador levou à concorrência de menores, computadores mais baratos e redes de computadores distribuídos , deixando muitos mainframes antigos consignados a história. Univac Série 1100
tubos de vácuo estavam no coração de modelos mais antigos com o nome 1100 , mas a introdução do 1107 pela Sperry Rand Corporation , em 1962, viu transistores introduzidas à faixa pela primeira vez . Em 1968 , os custos de instalação deste mainframe e seus principais componentes em espiral para mais de um milhão e meio de dólares com a unidade de processamento central que custa meio milhão por conta própria. A Sperry Rand Corporation fundiu com Burroughs , em 1986, para formar a Unisys , que, a partir de 2010 , continuam a produzir sistemas de computadores mainframe.
IBM 701
1953 viu o lançamento do IBM 701 , um computador mainframe que tinha tomado apenas dois anos para se desenvolver e foi o primeiro computador científico da IBM disponíveis no mercado aberto. Codinome da "Calculadora de Defesa ", que foi originalmente desenvolvido para empresas de defesa durante a guerra da Coréia. O primeiro 701, instalado na sede da IBM em Nova York, pegou um quarto do espaço de seu antecessor e tinha vinte e cinco vezes mais rápido.
Burroughs B5000
Projetado em 1961, o B5000 tem a honra de ser o primeiro computador para suportar a memória virtual, uma forma de fornecer um ambiente seguro para as aplicações operam dentro , algo que agora é usado por aplicativos como software de máquina virtual Java. Compatível com linguagens de alto nível , tais como COBOL, Common Business Oriented Language e Fortran , Formula Translation, o B5000 foi o primeiro mainframe para ser construído para requisitos de software específicos.