Os computadores de mainframe não usam um único esquema de codificação aplicado universalmente. A codificação usada depende de vários fatores, incluindo o sistema operacional, o aplicativo específico e os dados que estão sendo processados. No entanto, algumas codificações comuns historicamente e atualmente usadas em mainframes incluem:
*
EBCDIC (código de intercâmbio decimal codificado binário estendido): Isso foi, e até certo ponto ainda é, o caráter dominante que codifica para os mainframes da IBM. É um código de 8 bits.
*
ASCII (Código padrão americano para intercâmbio de informações): Embora menos prevalente que o EBCDIC historicamente nos mainframes IBM, o ASCII é mais comum em outros ambientes de mainframe e é amplamente utilizado para troca de dados entre diferentes sistemas. Os mainframes modernos suportam ASCII.
*
Unicode (UTF-8, UTF-16): Com a crescente globalização e a necessidade de suporte multilíngue, o Unicode (especificamente o UTF-8 e o UTF-16) está se tornando mais comum em mainframes, particularmente em sistemas e aplicações mais recentes.
Em suma, embora o EBCDIC tenha um forte legado nos mainframes da IBM, a realidade é uma imagem mais sutil, envolvendo uma mistura de codificações, dependendo do contexto. Os mainframes modernos são cada vez mais flexíveis e capazes de lidar com vários esquemas de codificação.