Sem linha dura existe entre empresas e consumidores notebooks. Fabricantes de laptop muitas vezes grupo seus modelos de notebook nestas duas categorias principais com base na utilização recomendada de cada sistema . Embora ninguém pormenor marca a diferença , a maioria dos fabricantes utilizam um conjunto de normas semelhantes . Os dois conjuntos de máquinas muitas vezes diferem em desempenho , incluído software , e talvez o mais importante, a custo . Enquanto os sistemas de negócios pode ser um pouco melhor adequado para o escritório e produtos de consumo são muitas vezes adaptadas para uso doméstico, a compra de laptop deve levar em consideração os méritos de um sistema individual, como o hardware eo software , finalmente, determinar a utilidade de um notebook. Hardware
modelos básicos de computadores de consumidores e empresários podem ter configurações de hardware muito semelhantes, principalmente pacotes básicos projetados para a computação diária e navegação na web. Modelos de consumo mais caros são freqüentemente voltado para execução high-end e jogos graficamente intensivas , incluindo hardware, como um processador mais rápido e uma maior quantidade de memória de vídeo. Os modelos de negócio não têm equivalente , uma vez que apenas máquinas projetadas para software altamente especializado , tais como edição de vídeo , requerem estas especificações.
Software
A maior diferença em software incluído entre modelos de negócios e de consumo é muitas vezes o sistema operacional. Por exemplo , a Hewlett -Packard vende seus PCs modelo de negócio com o Windows Professional, enquanto seus modelos Início vêm principalmente com o Windows Home Premium. Esta diferença fundamental torna o modelo de negócios mais capazes no networking e partilha de negócios do que o modelo inicial equivalente. Alguns fabricantes oferecem a inclusão de software de produtividade com modelos de negócios , bem como, tais como a suíte Microsoft Office de aplicativos , ou adicional de segurança e software de backup de informações comerciais sensíveis
Custo
o aumento no software disponível comumente faz notebooks empresariais mais caros do que os seus homólogos de consumo, como a diferença de custo do sistema operacional pode por si só ser significativo. Devido à extensa customização de muitos produtos portáteis , os compradores geralmente pode alterar significativamente o preço de ambas as classes de notebook.
Semelhanças
Embora essas diferenças são em geral através de vários fabricantes , muitos produtores de computador permitem a personalização de seus produtos que borrar a linha entre consumidor e máquina de negócios. Algumas empresas, como a Toshiba, oferecem os mesmos sistemas para os clientes empresariais e de consumidores , eliminando a distinção completamente.