Technology Attachment Serial Avançada (SATA) é uma maneira de conectar os dispositivos de armazenamento em massa usados em um computador para o local adequado diretamente na placa-mãe , que é o local de muitos componentes críticos estão localizados e conectado. Dispositivos que utilizam os cabos SATA incluem unidades ópticas, como DVD + RW ou CDR + RW , assim como o disco rígido . Basics
A velocidade de cabos SATA é muito mais rápido do que a tecnologia ATA paralelo anterior , abreviado como PATA . SATA foi originalmente introduzido no mercado em 2001. Cabos SATA operar com apenas dois conjuntos de condutores , mas a uma velocidade muito mais rápida do que os cabos paralelos em 16 conductors.The custo individual de funcionamento é muito menor e tamanho é grandemente reduzida a partir do formato de 80 fios tradicional para apenas sete arames para SATA cabos . Isto permite a menos confusão dentro da caixa do computador e melhorou o fluxo de ar . A eficiência da SATA PATA supera de longe .
SATA 1.0
A primeira introdução de SATA para o mercado operado a 1,5 gigabits ( Gb) com a taxa de transferência realmente funcionando em 1,2 Gb . Esta velocidade é comparável ao formato PATA/133 . A adição de enfileiramento de comandos nativos ( NCQ) , no entanto, permite que os usuários de computador de multi-tarefa em um ritmo muito mais rápido. NCQ permite que o dispositivo SATA para realizar múltiplas instruções da forma mais otimizada designado internamente. Embora os cabos SATA impulsionou velocidades de até 1,5 Gb na época , os discos rígidos mecânicos utilizados apenas 157MB no referência realizado em abril de 2010.
SATA 2.0
Apesar de SATA 2.0 foi lançado em 2008 , ele não se tornou o padrão de mercado até 2010. Neste mesmo ano 2,0 substituído 1.0 completamente nas configurações padrão em computadores pessoais. Ele é usado em quase todos os computadores fornecidos com o suporte SATA e comercializados para transferir a velocidades de três Gb . A velocidade real registra a 2.4GB de informação digital transferido. Isto dobra a velocidade de PATA tradicional. Os drives flash mais alto desempenho exceder as velocidades de SATA 2.0, com uma taxa de transferência de até 308MB , devido às melhorias na tecnologia USB.
SATA 3.0
SATA 2.0 velocidades duplicaram com a introdução de SATA 3.0 , que registra as velocidades relatados de seis Gb . Os cabos SATA 3.0 pode suportar velocidades de até seis Gb, mas a partir de setembro de 2010, os discos rígidos e drives de DVD no mercado não pode transferir a essa taxa. Muitas empresas de informática estão começando a computadores navio com SATA 3.0 e em breve se tornará o novo padrão . O foco de 3,0 é em fluxos de vídeo e os cabos que podem ser um medidor de comprimento inteiro . Cabos mais longos permitem uma melhor organização no interior do computador quando a agregação e fornecer folga extra quando componentes maiores no interior do PC - como placas de vídeo - . Dificultar o caminho da placa-mãe para a unidade óptica