Os dispositivos que obtêm dados sem ler ou digitalizar um documento de origem incluem:
*
sensores: Esses dispositivos medem quantidades físicas como temperatura, pressão, luz, aceleração, etc., e as convertem em sinais elétricos que podem ser processados como dados. Exemplos incluem sensores de temperatura, sensores de pressão, acelerômetros, receptores GPS e microfones.
*
Sistemas de aquisição de dados (DAQ): Esses sistemas coletam dados de vários sensores e outras fontes, geralmente em tempo real. Eles geralmente incluem hardware para condicionamento de sinal e conversão analógica em digital e software para registro e análise de dados.
*
Interfaces de rede: Esses dispositivos recebem dados transmitidos por uma rede, como redes Ethernet, Wi-Fi ou Celular. Os exemplos incluem cartões de rede, modems e roteadores.
*
Dispositivos de entrada (certos tipos): Enquanto teclados e scanners são dispositivos de entrada que * leem * dados, alguns dispositivos de entrada geram dados sem ler um documento pré-existente. Um bom exemplo é um joystick ou gamepad, que gera dados que representam a entrada do usuário. Da mesma forma, uma câmera digital gera dados de imagem a partir de seu sensor.
*
sistemas incorporados: Muitos sistemas incorporados, como os de carros ou equipamentos industriais, coletam dados de sensores integrados e outras fontes sem se referir a nenhum documento externo.
Em resumo, qualquer dispositivo que mede, gera ou receba dados diretamente sem precisar interpretar um documento pré-existente se enquadra nessa categoria.