Um dispositivo de amplificação é qualquer dispositivo que aumente a força ou amplitude de um sinal. Este sinal pode ser de muitos tipos, incluindo:
* Sinais elétricos: Esta é a aplicação mais comum, onde uma pequena corrente ou tensão elétrica é aumentada para uma maior. Exemplos incluem amplificadores em sistemas de áudio, receptores de rádio e amplificadores operacionais (amplificadores operacionais) usados em inúmeros circuitos eletrônicos.
* Sinais ópticos: Esses dispositivos amplificam os sinais de luz, geralmente usados em sistemas de comunicação de fibra óptica para aumentar a força de um sinal de luz enfraquecido em longas distâncias. Os amplificadores ópticos são um componente essencial nas telecomunicações modernas.
* Sinais mecânicos: Embora menos comuns que a amplificação elétrica ou óptica, alguns dispositivos amplificam forças ou movimentos mecânicos. Pense em uma alavanca, que amplifica a força aplicada a uma extremidade. Exemplos mais complexos podem incluir sistemas hidráulicos que aumentam a pressão.
* Sinais acústicos: Essas ondas sonoras amplificadas. Um megafone é um exemplo simples, enquanto exemplos mais complexos incluem microfones e alto -falantes.
A principal característica de todos os dispositivos de amplificação é a capacidade de pegar um sinal de entrada fraco e produzir um sinal de saída mais forte, idealmente com distorção mínima ou alteração das características do sinal original. A amplificação é alcançada através de diferentes mecanismos, dependendo do tipo de sinal amplificado (por exemplo, transistores para sinais elétricos, emissão estimulada para sinais ópticos).